Colégio Web

Como funciona a contabilidade?

Publicidade

A contabilidade, como o próprio nome já diz, vem de conta. E conta significa realizar diversas operações matemáticas para conseguir chegar ao resultado desejado.

Embora seja temida por muitas pessoas, pois grande parte da população prefere fugir das contas por ter grande dificuldade em realiza-las. Mas a contabilidade é extremamente importante, e não é só na escola ou na faculdade não, mas também nas empresas.

Isso porque dentro de qualquer tipo de empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é necessário que a contabilidade esteja sempre em dia para garantir que o negócio siga em uma direção positiva. Isto é, sem gerar despesas alheias e também criar saldos negativos, das quais muitas delas começam a falir.

Contabilidade

Definindo basicamente ao pé da letra, a contabilidade nada mais é do que um simples registro de todas as atividades dentro de uma empresa. Dessa forma, todos os gastos que uma empresa produz devem ser anotados e analisados. Isto vai desde ao lucro gerado, pagamento dos funcionários, conta de luz e de água.

Dependendo do tamanho da empresa, essa análise pode ser feita anualmente, mensalmente, semanalmente, diariamente ou até mesmo em tempo real. Tudo depende do porte da empresa e com o que ela trabalha, portanto pode variar de acordo com o loca. O importante é que, ao menos uma vez por ano seja feito um balanço geral, para que seja verificado com cuidado como anda o estado da empresa.

 Assim, esse balanço tem várias finalidades positivas que somente vão ajudar o negócio a garantir bons resultados, entre eles, é necessário apurar os impostos que deverão ser pagos, verificar se a empresa está dando lucro ou prejuízo, manter todas as pessoas informadas sobre a situação da empresa, os sócios ou donos, o governo, clientes, fornecedores, entre outros e também manter controles sobre o endividamento, as contas a pagar e também que estão para  receber.

Contabil

Tudo isso é importante para qualquer negócio, e por isso muitas empresas depois de analisar o resultados de cada um destes aspectos, geralmente realizam uma pequena reunião para mostrar e analisar como foi o balanço de um determinado período. Dessa forma, a contabilidade precisa estar presente em qualquer local de trabalho e esses tipos de controles precisam ser feitos de tempo em tempo.

Cada pessoa determina como será feito este controle de contas, pois não há uma forma especifica, pois cada caso segue uma linha diferenciada. O importante mesmo é que a contabilidade esteja presente e será uma ótima aliada.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados