Colégio Web

Cálculo do índice de massa corporal (IMC)

Entenda como funciona e em quais situações o IMC é utilizado

Publicidade

Se você está muito acima do peso e vai a um nutricionista uma das primeiras recomendações apresentadas pelo especialista é a aferição do seu Índice de massa corporal (IMC). É esse índice quem vai responder exatamente sobre qual é o grau de obesidade do indivíduo.

Da mesma forma que ele aponta para o sobrepeso, também vai dizer se a pessoa está abaixo do peso ideal.

Para calcular tais situações são utilizados índices que levam em conta a altura e o peso (massa) do cidadão.

O IMC, portanto, é essencial até mesmo para fins de estudos, já que a Organização Mundial de Saúde sempre faz alerta sobre a crescente onda de obesidade no mundo inteiro.

Outro fator importante diz respeito à ditadura do corpo exercida sobre alguns setores da moda e televisão. Como bonito é ser “magra”, muitas mulheres reduzem o IMC a quase nada. O resultado dessa “tendência” é bastante preocupante, com casos de anorexia e outros transtornos decorrentes de dietas alimentares inadequadas.

Medida certa para atletas

IMC é medida de massaOutra classe que constantemente precisa fazer uso desse índice são os atletas. Para garantir a devida resistência em determinada prática esportiva é importante manter um IMC adequado, bem como ficar atento ao desenvolvimento da massa magra no organismo.

Como o IMC é calculado?

Para calcular o IMC são considerados dois parâmetros: o peso (massa) e a altura do indivíduo. Para realizar esse cálculo é utilizado um tipo específico de modelo matemático. Na verdade foi criada uma fórmula que responde sobre qual é o IMC a partir do momento em que se tem conhecimento do peso em quilogramas e da altura em metros.

Quer entender como funciona essa fórmula? Veja abaixo!

IMC = (peso) ÷ (altura)2

Nesse caso, o índice de massa corporal é conquistado a partir do quociente (divisão) entre o peso da pessoa e o quadrado da altura.

Exemplo: um indivíduo com 1,60 m de altura e 51 kg de peso terá um IMC de:

IMC = 51 ÷ (1,60)2 = 51 ÷ 2,56 = 19,5

Quais os IMCs recomendados pelos organismos de saúde?

Cálculo IMCComo você já percebeu o IMC é um aspecto muito importante para a saúde. Nesse sentido, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade determinou uma tabela que evidencia o grau de obesidade dos indivíduos a partir dos cálculos do IMC.

Abaixo de 18,5: abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9: peso normal
Entre 25 e 29,9: acima do peso (sobrepeso)
Entre 30 e 34,9: Obesidade grau I
Entre 35 e 39,9: Obesidade grau II
40 e acima: Obesidade grau III

No caso do nosso primeiro exemplo é possível afirmar que o indivíduo está com o peso ideal.

Já percebeu a importância de cuidar da saúde? A presença da matemática é essencial para estudarmos e também para cuidarmos do nosso bem-estar. Um dos principais desafios de muitos países, de acordo com seus organismos de controle da saúde, está na manutenção do peso ideal para as populações. É o caso dos EUA, por exemplo, que já está em sinal de alerta por conta da elevada taxa de cidadãos obesos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados