Colégio Web

Fórmulas

Publicidade

Fórmulas

Fórmula molecular 

Forma a composição quantitativa e qualitativa, de uma espécie química e sua grandeza molecular, como por exemplo, a fórmula molecular da glicose C2H12O6, mostra que ela é formada por 6 átomos de carbono, 12 de hidrogênio e 6 de oxigênio.

Fórmula mínima ou empírica 

Forma a composição quantitativa e qualitativa, porém não mostra a grandeza molecular. Ela mostra a relação entre os números de átomos, utilizando os números inteiros menores possíveis, como por exemplo, a fórmula molecular da água oxigenada é H2O2, já sua fórmula mínima é HO, onde essa fórmula mostra que a água oxigenada é composta por dois elementos ( hidrogênio e oxigênio) que é a composição qualitativa, já se tratando da composição quantativa dizemos que nessa fórmula existe uma proporção do átomo de hidrogênio para o de oxigênio. E por fim podemos perceber que a fórmula HO, não consegue indicar a quantidade de átomos de hidrogênio e de oxigênio.

Fórmula percentual ou composição centesimal

Essa fórmula é responsável pela proporção em massa dos elementos nas espécies químicas, ela é representada em porcentagem, observe como fica a composição da água: em 100g de água. 

H = 11,11%
O = 88,89%
Portanto podemos concluir que em 100g de água existem 11,11g de hidrogênio, e 88,89g de oxigênio.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados