Colégio Web

Dia do Bibliotecário – 10 de março

Conheça a data que homenageia este verdadeiro guardião do conhecimento.

Publicidade

Muito mais do que cumprimentar os profissionais neste dia por todo o seu trabalho, é fundamental destacar o papel mais do que estratégico, mas fundamental de guarda e cuidado de todo o patrimônio bibliográfico existente no Brasil.

Apesar do Brasil por diversas vezes sofrer uma grande recessão cultural, as estatísticas de leitura não geram uma grande razão para o orgulho. Infelizmente para a maior parte dos segmentos de sociedade, os valores, modelos cognitivos e as orientações políticas são decorrentes do vínculo de comunicação mais popular no país infelizmente, a televisão.

Na biblioteca nacional temos uma casa de resistência de história e cultura e ela é destinado o objetivo de guardar uma parte fundamental de tudo o que é permanente no acervo cultural do nosso país. E não existe projeto de futuro que venha a valer a pena se não for guardado para si de forma permanente escritos.

As bibliotecas são instituições permanentes e devem ser consideradas desta foram pois contam com o objetivo de cuidar da gestão e distribuição de conteúdo das nossas vidas. No dia do bibliotecário, temos um tempo para reafirmar o quanto as condições de trabalho destes profissionais são precárias e precisam ser melhoradas, e quanto maior seu prestígio e orgulho, suas aspirações de capacitação devem ser levadas em conta.

Origens e curiosidades sobre a data

dia-do-bibliotecario-2

O Dia do Bibliotecário é comemorado sempre em 12 de março em todo o Brasil, na mesma data de nascimento do bibliotecário e escritor, Manuel Bastos Tigre. Este é considerado como o primeiro bibliotecário concursado no Brasil.

Esta é uma data que celebra os profissionais que acima de tudo contam com um objetivo de espalhar todas as informações e conhecimento promovendo um Brasil com maior desenvolvimento da cultura e da sociedade como um todo.

Os profissionais bibliotecários trabalham nas bibliotecas ou centros de documentação, e para que possam exercer esta profissão é fundamental que contem com bacharelado em biblioteconomia, bem como documentação, ciência de informação, ou até mesmo gestão de informação.

Os profissionais que se tornam bibliotecários fazem um juramento onde acabam prometendo que farão de tudo para preservar o cunho liberal e de humanidade da profissão de bibliotecário, o que é fundamentado em liberdades de investigação científica na dignidade de todas as pessoas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados