Colégio Web

Dia Nacional do Expedicionário – 5 de maio

Conheça mais sobre a origem do Dia Nacional do Expedicionário e suas curiosidades

Publicidade

Anualmente, o Dia Nacional do Expedicionário é celebrado no dia 5 de maio. Esta data serve de homenagem a todos os membros que formaram a chamada FEB – Força Expedicionária Brasileira, esta que é considerada como uma força militar de luta que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial ao lado de aliados e contra os fascistas e nazistas da Europa.

dia-nacional-do-expedicionario-2

Esta força servia como uma divisão específica do exército comandada pelo general João Batista Mascarenhas de Morais, o que liderou em sua totalidade a atuação de militares brasileiros na conhecida “Campanha da Itália”, iniciativa que ocorreu entre os anos de 1944 a até 1945.

Foram mais de 25 mil soldados encaminhados para a Europa durante a Segunda Guerra Mundial a partir de uma iniciativa da FEB.

A comemoração desta data não é oficializada no calendário brasileiro, em contrapartida, a iniciativa é celebrada como uma forma e homenagem a coragem e a bravura de militares da FEB que estiverem em luta contra os terríveis abusos que foram provocados pela guerra no Brasil e também no mundo.

Curiosidades do Dia nacional do Expedicionário

homenagem_zps5425ac15

A iniciativa que criou o Dia Nacional do Expedicionário veio a partir do resultado de uma campanha gloriosa, sem que o Brasil ficasse devendo nada a nações militarmente tradicionais.

Apesar disto, a força brasileira teve o registro de mais de 400 baixas nas batalhas de Monte Castello, Montese e Fornovo, o que foi o difícil preço da garra e da coragem dos nossos militares pracinhas.

A partir de meados dos anos 60, o exército passou por uma reformulação de tecnologia, devidamente acompanhado no ritmo de crescentes industrializações brasileiras, permitindo desta forma o oferecimento de tropas, bem como armamentos e equipamentos que são devidamente projetados e fabricados pelo Brasil.

Foi totalmente renovado ainda, como resultado da iniciativa, o sistema de instrução, e forma feitas as divisões atuais de exércitos, bem como de brigadas, além de algumas combinações de tropas leves e mais flexíveis, para que pudessem se adaptar da melhor forma possível as particularidades do ambiente.

Em suma, a data é comemorada em homenagem tanto aos mortos como aos que retornaram e fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira, o que lutaram na campanha da Itália, em todo o evento negativo da Segunda Guerra Mundial, trazendo um certo prestígio para o Brasil como uma nação militar.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados