Colégio Web

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa – 3 de maio

Entenda a importância deste dia para os países que prezam pela democracia.

Publicidade

Vivemos em um mundo no qual a comunicação e as informações, de um modo geral, ganharam uma importância e uma dimensão muito maior do que poderia ser registrado anteriormente. A era da conectividade faz com que as pessoas consigam ficar sabendo do que acontece de importante, ao redor do mundo, na velocidade de um clique.

dia-mundial-da-liberdade-de-imprensa

Neste cenário, especialistas entendem que nunca foi tão importante a preservação da chamada liberdade de imprensa, especialmente naqueles locais que prezam pela democracia. Os jornalistas se demais profissionais da mídia que são responsáveis pela comunicação, no Brasil, constantemente são definidos como o quarto poder, pois ajudam na fiscalização do legislativo, do judiciário e também do executivo.

Muitos estudiosos da área também afirmam que a informação, por si só, não deixa de ser um poderoso instrumento de poder, capaz de causar grandes mudanças e revoluções na sociedade como um todo. Por isso, em diversos locais, existiu, e ainda existe, a necessidade de controlar as informações que são veiculadas pelos canais de comunicação.

Chamamos isso de censura. Existem diversos tipos e diversos níveis de censura, mas, na grande maioria dos casos, ela é promovida por pessoas e órgãos que estão vinculados com o setor mandante de um determinado governo. A ideia da censura é basicamente controlar tudo o que a imprensa vai publicar, garantindo que somente as informações que são do seu interesse possam chegar até os olhos e ouvidos da população.

O Brasil, por exemplo, viveu um período de ditadura militar, que foi marcado por uma forte censura aos veículos de imprensa. Órgãos foram criados apenas com o objetivo de vistoriar tudo o que seria publicado no jornal do dia seguinte, e garantindo que nada que comprometesse o governo militar chegasse a ser impresso no papel.

Surgimento do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

dia-mundial-da-liberdade-de-imprensa-2

Ciente da importância dos países cultivarem uma imprensa libre, a UNESCO criou o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa no ano de 1993. Nesta data, os organismos internacionais e veículos de imprensa costumam faze rum balanço da situação do trabalho da imprensa, especialmente dos jornalistas, ao redor do planeta.

Apesar de vivermos na era da informação, como mencionado no começo deste texto, ainda são impressionantes os números de jornalistas que morrem durante exercício da sua profissão, e de empresas de comunicação que sofrem censuras prévias no seu dia a dia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados