Em uma das primeiras versões sobre a origem do Dia do Automóvel, podemos apontar que a data seria uma homenagem para Bertha Benz, esta que era esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro automóvel para venda do mundo, este que revolucionou a tecnologia da época.

dia-do-automovel

Existem diversos relatos de que a alemã seria uma grande patrocinadora de experimentos do marido em tecnologias de motores de dois tempos, o que em pouco tempo depois levou a criação no ano de 1885 ao veículo de três rodas á gasolina.

O automóvel que andava há pouco mais de 13 quilômetros por hora é apontado como o primeiro que foi criado com a intenção de venda, mas muitas pessoas não consideravam o mesmo seguro já que coisas que se mexiam sozinhas eram consideradas um pouco estranhas.

Conheça o primeiro carro de passeio brasileiro e a importância de comemoração da data

A escolha do dia 13 de maio como o Dia do Automóvel, em uma outra versão, é de que a data comemoraria a produção do chamado Belcar, este que foi tido como o primeiro carro de passeio brasileiro. Este modelo, da marca Vemag, teria um motor 1.0 de dois tempos com bloco da marca Sofunge. Sua unidade do número de automóvel teria saído de linha de produção no ano de 1958, apenas 24 anos depois do decreto de Getúlio Vargas.

Volkswagen SUV-Studie Taigun

Existe ainda uma terceira possibilidade quanto a origem do dia do automóvel, o que é a abertura da primeira estrada pavimentada do Brasil. Com isto, a rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, que fica 66 quilômetros ao norte, foi inaugurada no dia 13 de maio de 1926 e contava até mesmo com uma sinalização, apesar das placas serem feitas em cimento e não em metal como atualmente.

Independente da razão da escolha desta data, vale a pena a comemoração do Dia do Automóvel, já que o veículo foi o que transformou a tecnologia da indústria em várias situações diversas. Oque apesar de ter trazido muitos malefícios para a natureza com a poluição trouxe em contrapartida desenvolvimento, tecnologia e principalmente a evolução das grandes cidades. Por este motivo é importante que se comemore o dia do automóvel como uma data de quebra de parâmetros de tecnologia principalmente automotiva.