Colégio Web

Dia das Mães – 2º Domingo de Maio

Conheça as histórias sobre a origem do dia das mães

Dia das mães

Publicidade

As histórias em relação ao dia das mães é antiga, praticamente mitológica. Começa na Grécia Antiga onde a entrada da primavera era comemorada por causa da Mãe dos Deuses chamada de Rhea.

Já no século XVII, era chamada de “Mothering Day” a comemoração era feira no quarto domindo de Quaresma por causa das mães operárias, onde elas recebiam folga.

Então, em 1872, nos Estados Unidos, a celebração a este dia foi dada por causa da escritora autora do livro”O Hino de Batalha da República”;  Júlia Ward Howe que sugeriu a data.

Em 1905, uma americana, chama Ana Jarvis, perdeu sua mãe e ficou depressiva, seus amigos percebendo sua tristeza fizeram uma festa em memória à sua mãe, mas Ana queria que isso acontecesse para todas as mães, independente de elas estarem vivas ou não. Então, ainda em 1908, Ana continuou lutando para que houvesse o Dia das Mães, mas a primeira celebração oficial aconteceu em 26/04/1910, onde o governador da época William E. Glasscock, oficializou a data. Alguns anos depois em 1914, Woodrow Wilson, estabeleceu o DIA NACIONAL DAS MAES, que deveria ser lembrado sempre no segundo domingo de maio.

Já no Brasil, a primeira celebração ao dia das mães foi em 12/05/1918, criado pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, mais tarde o então presidente da época Getúlio Vargas, oficializou a data para todo segundo domingo de maio.

Apesar das muitas histórias sobre a origem deste dia, é fundamental lembrar que todos os dias, em qualquer hora no mundo todo uma mulher é mãe, sendo assim, todos os dias essa data deve ser comemorada, e mães devem ser respeitadas independente de ser o segundo domingo de maio ou não.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados