Colégio Web

Dia da Infantaria – 24 de maio

Saiba tudo sobre o Dia da Infantaria e a sua importância.

Publicidade

Antônio de Sampaio, filho de sertanejos simples, nasceu no interior do estado do Ceará, e com apenas 20 anos de idade acabou se tornando voluntário do Batalhão de Caçadores este que contava com a sua sede em fortaleza.

dia-da-infantaria

Uma das batalhas mais importantes e maiores da América do Sul foi a batalha de Tuiuti. Esta batalha contava com manobras bastante ousadas e engenhosas do Comandante, e com isto, graças a sua tenacidade e valentia de combatentes, a batalha foi vencida próximo ao cair da noite, e Sampaio estava por lá.

Os últimos dias de regência do império, permitiram que Sampaio participasse de todas as campanhas contra revoltas internas e inimigos de forma externa, se destacando por toda a bravura e liderança dos combates. Ao comando de vários escalões, acabou se transformando em um condutor de homens, conhecedor de forma profunda dos terrenos e grande mestre no adestramento, emprego e condução de tropas de infantaria.

O militar recebeu de Dom Pedro II pelo menos seis condecorações, entre os anos de 1852 e 1865 em um reconhecimento aos serviços excelentes que foram prestados á nação nos períodos de paz e de guerra.

Curiosidades sobre a data

dia-da-infantaria-2

O dia da Infantaria é comemorado sempre no dia 24 de maio já que esta é a data de aniversário do patrono, Antônio de Sampaio.

Como citado anteriormente, Sampaio acabou passando por uma série de cargos no exército, entre eles de alferes e brigadeiro, e inclusive por ter dedicado toda à sua vida para a infantaria. Foi no ano de 1940 que acabou sendo declarado de forma oficial como o Patrono da arma de Infantaria do Exército do Brasil.

Uma informação importante, é que a infantaria é a arma mais antiga do exército, sendo assim formada por soldados que poderão inclusive combater em diversos tipos de terrenos muitas situações e principalmente sob qualquer tipo de condições meteorológicas, além é claro, da possibilidade de utilizar diversos meios de transportes para ir ao campo de batalha.

Temos a infantaria moderna como um órgão que segue a uma organização que divide todas as tropas de infantes, procurando desta forma agrupar os mesmos em unidades, estas que são chamadas de divisões, de brigadas, batalhões, companhias e principalmente de pelotões.

Esta talvez seja uma das datas mas importantes e significativas para os militares que atuam no Brasil.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados