No Brasil a data de 25 de maio é estabelecida como o Dia da Indústria e do Industrial. Esta é uma data que foi devidamente escolhida para homenagear o empresário Roberto Simonsen, este que é considerado como o patrono, e um dos mais importantes membros da indústria brasileira.

dia-da-industria

Simonsen nasceu em Santos, e entrou para o curso de Engenharia da Escola Politécnica de São Paulo, sendo assim o grande criador da Companhia Construtora de Santos, a primeira grande empresa voltada para a área de construção civil no Brasil. Sua fundação aconteceu no ano de 1928 no Centro das Indústrias de São Paulo.

Dentre suas contribuições importantes para a indústria podemos citar além da fundação do Ciesp a idealização do SESI e do SENAI, um tipo de legado intelectual registrado em diversos livros. O Dia da Indústria atualmente é celebrado em uma região de todas as Federações de Indústria e dos sindicatos e um momento para promover o debate entre indústrias e a sociedade sobre desenvolvimento do país.

O segundo setor da economia, a indústria acaba abrangendo vários tipos de produção. Atualmente a industrialização acabou atingindo este ponto que é impossível de imaginar o mundo sem a indústria, entre os vários benefícios trazidos por ela existe a produção de larga escala e diminuição dos esforços realizados por trabalhadores.

Importância da data

dia-da-industria-2

Nesta data a homenagem é totalmente destinada para espaços de produção de maior representação para economia nacional. A indústria é conhecida como o Setor Secundário de um país, e poderá abranger os mais diversos tipos de mercados desde alimentos até mesmo vestuário.

O Brasil por sua vez começou a ser industrializado a partir do governo de Getúlio Vargas, mas foi somente Juscelino Kubitschek que as indústrias estrangeiras começaram a se instalar no Brasil, o que faz com que a economia do país aumente ainda mais. A indústria está inserida em diversos tipos de sociedades globais, sendo impossível imaginar a vida moderna sem este de setor.

Existe uma enorme quantidade de indústrias e elas são divididas em categorias, entre elas as indústrias de bens de produção e de base, ou ainda as indústrias de bem de capital ou ainda de bens intermediários, as indústrias de bens de consumo, que envolvem os bens de consumo duráveis e os não duráveis.