Colégio Web

Ilhas Oceânicas

Publicidade

5. Ilhas Oceânicas:

As ilhas oceânicas do Brasil são: Arquipélago de Fernando de Noronha, as ilhas de Trindade e Martim Vaz, os penedos de São Pedro e São Paulo, e o atol das Rocas.

Estão localizadas a mais de 150 km da costa brasileira, em pleno Atlântico.

Arquipélago de Fernando de Noronha

Está localizado a 360 km das costas do Rio Grande do Sul, é formado por várias ilhas vulcânicas.

Em 1998 foi integrado como município de Pernambuco, é o único arquipélago oceânico brasileiro que é habitado por uma população fixa.

O clima no arquipélago é tropical semi-árido, a vegetação é escassa, e o relevo é montanhoso vulcânico.

Ilhas de Trindade e Martim Vaz

De origem vulcânica, essas ilhas estão localizadas a 1.200 km do Espírito Santo. São desabitadas, porém a Marinha do Brasil possui uma base na Ilha Trindade.

Penedos de São Pedro e São Paulo

É formado por um conjunto de pequenas ilhas de origem vulcânica, com extensões de no máximo 600m, e a altura não ultrapassa os 20m acima das águas oceânicas. Não possui nenhum tipo de vegetação, e são utilizados pelas aves marinhas como local de pouso.

Atol das Rocas 

Está localizado entre Fernando de Noronha e o litoral do Rio Grande do Norte. É cercado por recifes, corais, e habitado por uma grande variedade de espécie de plantas e animais.

Desde 1979, o local é uma reserva biológica com o objetivo de preservação, estudos e pesquisas. O acesso a esta área é restrito, sendo somente explorado para pesquisas por pequenos grupos acompanhados por monitores do Ibama.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados