A poesia é muito mais que um texto, é o brincar com as palavras, é elaborá-las trabalhando e fazendo arte.  A arte simboliza toda a cultura e desenvolvimento de um povo de uma nação. A poesia é sentimento, é pura emoção e precisa ser estimulada e cultivada no gosto e hábito das crianças e dos jovens adultos.

A poesia utiliza uma linguagem conotativa, como as várias figuras de linguagem  (metáforas, antítese, prosopopeia ou personificação, eufemismo, entre outras). O poeta dispõe de todos esses recursos para dar vida a um ser inanimado, contraste entre palavras opostas.

Ela pode ser usada em diversos meios de expressão de arte. Na música, na literatura, nas artes. Este estilo se preocupa com métrica, a rima, com a sonoridade das palavras, com os versos.

Como a poesia ajuda no desenvolvimento da leitura na criança

A poesia ajuda no desenvolvimento da criança, pois desperta a imaginação, a criatividade  e a busca pelo seu eu, pela identidade.

Aproximar a criança para esse mundo tão cheio de fantasias e emoções possibilita o despertar para a expressão corporal, para as habilidades com a musicalidade, além do gosto pela leitura e pelo mundo lúdico.

A interpretação do texto poético requer muita atenção para entender o seu significado, ou seja, o entendimento rebuscado das expressões e o vocabulário muitas vezes complexo. Nesse sentido, a criança melhora o seu aprendizado, aumenta o enriquecimento do vocabulário e a habilidade do uso da língua.

As letras das canções e as poesias podem ser divididas em versos e estrofes. Cada linha é um verso e cada conjunto de versos é uma estrofe. Podem ter rimas e muita harmonia.

Não esquecer na hora de estudar que:

  • Verso – é cada linha de um poema.
  • Estrofe – é um conjunto de verso.
  • Rima – é a semelhança entre os sons no final de duas ou mais palavras.

Poesia Crianças

Exemplo de textos que podem ser trabalhados de maneira simples as noções de rima, estrofe e verso.

Trabalhando a ortografia – ACD da Mônica

Está no quadro, está no queijo,

E no queixo do Quinzinho.

Está no quilo de quiabo

E no meio do Floquinho.

Tem no quarto e na quitanda,

No quimono e no quiosque.

No começo do quintal

E no fim de todo bosque.

Mauricio de Souza e Cristina Porto. ACD da Mônica. São Paulo: FTD.

Sugestões de leitura:

  • Diga um verso bem bonito! – Maria José Nobrega e Rosane Pamplona. São Paulo: Moderna.
  • Vinte cantos de sereia – Flávia Savary. Belo Horizonte: Dimensão.
  • Crianças Lindas – Ruth Rocha – São Paulo: Ática

Atividade Proposta com as crianças

1)      Atividade proposta – Vamos brincar de fazer poesia?

2)      Atividade proposta – Vamos ilustrar a poesia em forma de história em quadrinhos?

Objetivo: enriquecimento do vocabulário, trabalhar a separação de sílabas, a escrita, a imaginação e a criação de nova história a partir de desenhos.

É muito importante à aproximação da criança com os textos poéticos, seja na escola ou em casa.  Ler é um ato de amor e de dedicação!