Colégio Web

Melhores livros da literatura escandinava

Publicidade

Você já teve vontade de ler algum livro da região da Escandinávia, mas ficava inseguro por não saber bem qual escolher? Separamos 4 títulos que são certeza de boa leitura. Confira!

Os homens que não amavam as mulheres

Este é um livro de origem sueca e é o primeiro da trilogia Millennium. Seu autor foi o jornalista e ativista político Stieg Larsson, que morreu em 2004.

A história envolve um mistério e dois protagonistas-detetives, o jornalista Mikael Blomkvist e a hacker Lisbeth Salander. Em 1966, Harriet Vanger, que é herdeira de um império industrial, some.

homens-que-nao-amavam-as-mulheres

No mesmo dia do desaparecimento da moça, a ilha onde ela e vários membros de sua família se encontravam é fechada. Desde então, todo ano, Herik Vanger, o velho membro do clã, recebe uma flor dourada, que é o mesmo presente que Harriet lhe dava antes de sumir.

Então Mikael a Lisbeth começam uma investigação que leva a descobertas sobre esse império industrial de bem antes do desaparecimento da herdeira.

O mundo de Sofia

Foi escrito por Jostein Gaarder, um escritor, professor de filosofia e intelectual norueguês. Ele é autor de outros contos, histórias e romances filosóficos além desse.

A norueguesa Sofia Amudsen é uma garota de 14 anos, que passa a receber um curso de filosofia por correspondência, com direito a vídeos, conversas e bilhetes. Até que ela descobre que Alberto Knox é o criador do curso, e acaba virando aluna dele.

Porém, ela também passa a receber cartões postais do Líbano endereçadas a uma menina chamada Hilde Knag, que ela não conhece. Com o decorrer da história, esses cartões vão ficando cada vez mais misteriosos, porque há neles uma conexão com Sofia, sendo ela mencionada como uma intermediária.

O curso ensina à protagonista um pouco de cada período histórico da filosofia, passando pela Grécia Antiga, com Sócrates e Platão, até Darwin.

Histórias do Cisne

É um livro que contém 12 narrativas infantis escritas por Hans Christian Andersen. Ele foi um poeta renomado e um escritor de histórias infantis dinamarquês.

História do Cisne

As histórias no livro são “A arca voadora”, “O cofre de porquinho”, “Bons de pulo”, “Um caso de amor”, “O colarinho”, “A agulha de cerzir”, “Tristeza”, “A pastora e o limpador de chaminés”, “O duende da mercearia”, “O boneco de neve”, “O pinheirinho” e “O soldadinho de chumbo” (essa foi a primeira história que Hans escreveu).

Para escrever o conto do Patinho Feio, o autor usou sua própria vida como inspiração. Ele era muito alto e desajeitado quando criança.

Assassinos sem rosto

Escrito por Henning Mankell, um dos autores suecos mais lidos no mundo todo, conta sobre a investigação de um caso em que várias pessoas foram brutalmente assassinadas, de uma só vez, durante a noite.

O inspetor responsável por este mistério é Kurt Wallander, mas além de resolver este caso, ele precisa lidar com o fato da esposa tê-lo deixado a seis meses e o destino da filha, que o preocupa.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados