Colégio Web

Literatura Infantil – Origem e Descobertas

Você sabia que o aparecimento da Literatura Infantil tem características próprias e foi associada ao estudo da Pedagogia? Confira mais detalhes no artigo.

Publicidade

Foi por volta do século XVIII que os adultos entenderam que a criança é um ser diferente deles e que possui necessidades e características próprias do seu mundo, da sua vivência e que precisa ser preparada para a vida adulta.

Essa necessidade fez com que estudiosos dessa época se preocupassem com a infância e a reorganização da escola. Assim sendo, o aparecimento da Literatura Infantil tem características próprias e foi associada ao estudo da Pedagogia.

A pedagogia é a ciência que estuda as diversas formas de aprendizagem. Tem por objetivo abordar as leis e normas da educação buscando melhores práticas de ensino e metodologias. Atua de diferentes maneiras buscando a reflexão, analisa os aspectos sociais e o papel do educador diante a educação e a sociedade. O pedagogo é o profissional habilitado nas práticas e metodologias da educação. Ele desempenha um papel muito importante e fundamental no ensino.

Como as histórias infantis ajudam na formação da consciência de mundo

A Literatura tem o poder de ampliar horizontes! Ela transforma e enriquece as experiências de vida. A Literatura é um veículo de manifestação de cultura e ideias de uma sociedade e relata com imaginação e criatividade os problemas sociais, culturais, econômicos e políticos de um país.

A literatura infantil deve despertar na criança a sensibilidade para a análise mais profunda da realidade, através de sua linguagem ampliando sua capacidade de entendimento do mundo. A literatura infantil deve ser entendida como objeto de formação de personalidade e consciência dentro de uma sociedade e não somente como um passa tempo, uma brincadeira de criança.

O mundo literário é muito rico e complexo e todos os temas podem ser explorados pela criança. Elas podem e devem participar desde cedo de uma vida mais ativa e participativa dentro de uma sociedade democrática.

Literatura Infantil Origem

As fases do desenvolvimento da criança no mundo da literatura

Durante toda a nossa vida estamos sempre passando por fases. Na literatura, a criança também passa por fases de evolução e não poderia ser de outra forma.

Cada indivíduo possui sua inteligência e sua maturidade para entender e interpretar as situações que a vida nos apresenta. As fases são iguais para todas as crianças o que irá determinar sua evolução são os estímulos e o meio em que vive. Portanto, uma criança estimulada pode se tornar um adulto mais crítico, observador e criativo.

Na primeira infância, a criança descobre o mundo dos sentidos, aprende à linguagem, as formas concretas, o nome dos objetos, descobre a si mesma, imita as ações dos adultos e é muito egocêntrica.  Nessa fase, a criança observa as cores, os sons, os formatos. A leitura deve ser por meio de fantoches, livros de plástico ou pano com desenhos e figuras bem alegres e coloridas.

Na segunda fase, a criança está na sua fase mais lúdica, em que o predomínio é do pensamento mágico.  Ela desenvolve o seu “eu” e consegue diferenciar a realidade do imaginário.  Ela se interessa por histórias curtas e simples, com cores, desenhos e figuras. Cria um clima de expectativa e de encanto.

Aos poucos as histórias vão ficando mais longas com abordagem de temas do cotidiano e da vivência da criança.

É importante que a literatura sempre faça parte do dia-a-dia da criança com muito encanto e fantasia!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados