Colégio Web

Literatura Fantástica

Conheça mais sobre esse gênero literário.

Literatura

Publicidade

No mundo literário existem muitos generos que dividem os muitos tipos de litatura que existem, algumas são muito conhecidas, outras porém nem tanto, é o caso da Literatura Fatástica. A palavra “fantástico” vem do latim “phantasticus”, que tem origem do grego “phantastikós” e quer dizer: tudo o que é fantástico, fantasia. Sendo assim, podemos dizer que a literatura fantástica é construída através de narrativas imaginárias, que fogem um pouco da realidade.

Este tipo de Literatura, está inserida no Classicismo, por tomar características, Líricas e Épicas, mas sempre voltado para a imaginação do que para o concreto e o real, fugindo de histórias voltadas ao humano, ao cotidiano, eestá sempre remetendo a acontecimentos maravilhosos, fantásticos e que fogem do comum.

A literatura fantástica nasceu em meados do século XVIII estendendo-se ao século XIX, quando a metafísica do real e do imaginário adquire consistência com o positivismo. E se instaura na hesitação entre essas duas extremidades.

Por ser tão comum em escritos, o genero literário invadiu também os cinemas com os tipos de filmes, que são hoje, assistidos por milhares de pessoas que nem imaginam sua origem, como os filmes (e livros) de Ficção Científica, que fala sobre o impacto da ciência na sociedade real,; o Terror, que usa seres, criaturas e personagens distocidos que causam ‘medo’ e Fantasia, que usa magia, elementos sobrenaturais e personagens inexistentes em seu contexto.

Em suma, essa classe literária comumente é dividida em: Ficção Científica, desenvolvida no século XIX, que em geral narra sobre o impacto da ciência na sociedade literária criada; as obras baseadas nesse gênero são:

  • Frankstein (1818), de (Mary Shelley)
  • O Médico e o Monstro (1886), ( Robert Louis Stevenson)

E, hoje, um dos filmes que pode caracterizar esse genero é: O Apanhador De Sonhos – Stephen King

O Apanhador De Sonhos - S

O Apanhador De Sonhos – Stephen King

Terror (sobrenatural), que se utiliza dos elementos próprios da literatura fantástica para criar o sentimento de medo; são escritos originados de romances góticos do século XVIII. Veja algumas obras (filmes) que têm essa característica: Saga Crepúsculo de Stephenie Meyer.

Crepúsculo

Saga Crepúsculo de Stephenie Meyer.

 

E, a categoria Fantasia, que faz forte uso de magia e elementos sobrenaturais em sua narrativa. Contudo, existem vários subgêneros inclusos entre essas três categorias, fator que não só expande consideravelmente o nível de categorização da literatura fantástica, com também a classifica de forma mais completa.

harry-potter

Harry Potter – J. K. Rowling

 A literatura fantástica também tem sug-generos chamados de RPGs (Role-Playing Games), onde personagens de jogos, interpretam de acordo com cenários ligados ao mundo da imaginação. Riados também por esse gênero estão: seres heróicos, bruxos, aparições, animais fabulosos, objetos ligados à magia, criaturas elementais, conectados aos quatro elementos: as ninfas, silfos, elfos, goblins, duendes, gnomos, os quais habitam o ar, a água, a terra ou o fogo.

Sendo assim, apesar de um genero mais recente, a Literatura fantástica é muito comentada em cursos de graduação, cursinhos pré-vestibular e escolas, e é importante estudar bastante.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados