Colégio Web

Gênero Textual e a Prosa

A literatura é arte! É uma das formas de expressão que estimula a criatividade e a imaginação. Descubra o que é gênero textual e conheça a prosa!

Publicidade

A literatura é arte! É uma das formas de expressão que estimula a criatividade e a imaginação. A literatura é a maneira de recriar a escrita utilizando várias formas de representar as palavras, de trabalhar cada uma delas com emoção e com estilo.

A literatura relata a cultura de um povo, a forma de como se manifesta, suas tradições, ensinamentos e comportamento, construindo e fazendo a história.

Os gêneros textuais diferenciam às várias formas existentes da escrita literária. Todos os gêneros expressam sentimentos, emoções, ideias, opiniões e estilos.

O que diferencia um texto literário de um texto não literário são exatamente os gêneros textuais, a forma de se trabalhar com as palavras.

O que é Gênero Textual?

O gênero textual está relacionado com as diferentes formas de expressão.  É a forma que nos comunicamos por meio da escrita ou da fala. É a forma de expressar todas as manifestações culturais, o conhecimento e as ideias de cada indivíduo. É a busca por um novo estilo ou técnica de expressão. A escrita se renova a cada dia e novos gêneros vão surgindo, assim como, novos talentos nascem na literatura. O gênero textual pode ser literário ou não.

Como gênero literário temos como exemplo os contos, a poesia, a crônica, a prosa, o poema, entre muitos outros. Como gênero não literário temos como exemplo os e-mails e as cartas.

Genero Textual Prosa

O que é a prosa?

A prosa é uma forma de escrita de um texto em parágrafos, em forma de discurso direto e livre.

A linguagem utilizada na prosa é denotativa-conotativa, ou seja, na maioria do texto em prosa usamos uma linguagem denotativa, retratando a realidade, o concreto de forma objetiva, clara, direta e simples. A conotação é utilizada para finalizar o texto. A prosa não se preocupa com o ritmo, a métrica, as rimas e também com as demais formas linguísticas. Daremos como exemplo de texto em prosa um romance, uma lei ou ainda um livro técnico.

Cada um deles pode usar uma linguagem diferente, podendo ser mais técnica, de acordo o conteúdo a ser abordado, mas sem o rebuscamento do texto poético e suas metáforas.

Com relação à forma, a prosa se contrapõe a verso, quanto ao conteúdo a prosa se contrapõe a poesia.

Na época de Aristóteles, era muito comum usar versos em textos de natureza científica ou filosófica. Esses textos não eram poéticos, eram escritos em forma de prosa. Portanto, nem todo texto escrito em verso é poesia, e nem todo texto escrito em forma de  prosa tem o conteúdo em prosa.

Ela teve seu início no Brasil por volta do século XVII com a oratória dos jesuítas, tendo como o seu maior representante o Padre Antônio Vieira. A prosa está representada também no simbolismo e no modernismo por meio dos seus poetas e escritores.

Um dos representantes do simbolismo é o poeta Cruz e Sousa com suas obras em prosa poética: Tropos e Fantasias (1893), Missal (1893), Evocações (1898), e obras póstumas Outras Evocações e Dispersos. No modernismo encontramos vários representantes como Álvares de Azevedo (Noite na Taverna), José de Alencar (O Guarani), Manuel Antônio de almeida ( Memórias de um Sargento de Milícias) e Joaquim Manuel de Macedo (A Moreninha).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados