Colégio Web

Domínio público: livros de qualidade gratuitamente

Publicidade

Assuntos que muitos nos interessam, escritos por profissionais de qualidade costumam ser bastante caros. O preço das unidades independe da grossura, muitas vezes, pois o material que ele contém é tão rico, levando as pessoas a pagarem dezenas ou centenas de reais em produtos com poucas páginas.

A saída para se livrar deste problema de preço alto é se deslocar às bibliotecas. Podemos encontrar em suas prateleiras os livros que gostamos e que estão prontos para serem emprestados a nós. Isso é ótimo, pois adquirimos conhecimento de maneira gratuita. No entanto, o livro não é nosso, temos que devolver.

Há alguma maneira de conseguir livros gratuitamente, seguindo a legalidade, com conteúdo de bastante qualidade? Sim! Confira.

3 motivos para ler livros em domínio público

Domínio público livros de qualidade gratuitamente

Domínio público é o nome dado a toda obra cultural, tecnológica e informativa que tem livre uso comercial, podendo ser adquirido e/ou alterado por quaisquer pessoas sem que essas tenham que pagar royalties.

Resumindo, quando o autor de determinada obra, morre, os direitos autorais dos produtos morrem com ele. Depois de 70 anos de seu falecimento, todas suas invenções podem ser utilizadas pelas outras pessoas. Isso explica porque qualquer um pode escrever sobre fábulas e folclore, por exemplo.

Você sabia que a Disney quase se tornou domínio público? Isso significa que todas as criações do falecido Walt Disney poderiam ser modificadas e/ou reproduzidas por quaisquer autores, inclusive você!

Logo, a qualidade destes livros gratuitos é alta, e você tem que aproveitar isso. Confira mais razões para tal!

1# – Facilmente adquiridos pela internet

O Governo brasileiro abriu um site para colocar todos os livros que se encontram em domínio público, seja em português ou qualquer outro idioma. Basta que o interessado entre na plataforma, cadastre-se e pesquise pelo o que deseja.

Não há limite de download e nenhum tipo de taxa. É ilimitado e gratuito, logo, o conhecimento é praticamente infinito! Caso você tenha algum livro interessante e queira ceder seus direitos, envie para o Governo. Você estará enriquecendo ainda mais a nossa cultura.

2# – Disponibilidade em diversos idiomas

Quem tem como objetivo desenvolver algum idioma ou queira ler alguma obra na língua do autor, não há problema. Apesar de o site ser do governo brasileiro, eles disponibilizam obras em 17 idiomas, entre eles o latim, esperanto e sânscrito.

Este é mais um ótimo motivo para ler tais livros. Além de aprimorar a leitura em uma língua que você não é nativo, também terá a chance de conhecer autores não tão famosos na nossa nação.

3# – Livros de autores consagrados

Para chegar às obras de grande qualidade, não é necessário desembolsar muito dinheiro. Lendas como Machado de Assis têm livro vendido por preços mais em conta até bem caros, dependendo do luxo. Caso você não se importe com isso, o Domínio Público é uma ótima escolha para ler gratuitamente suas obras.

Todos os grandes autores do século XVII e XIX estão com seus livros em domínio público, portanto tudo que serviu de base para a literatura da nossa atualidade pode ser adquirido por qualquer pessoa em qualquer lugar com acesso à internet.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados