Colégio Web

Contos de Fadas, Fábulas e Parlendas na Literatura Infantil

A literatura infantil é um mundo fascinante, repleto de magia e imaginação! Descubra a beleza dos Contos de Fadas, Fábulas e Parlendas!

Publicidade

A literatura infantil é um mundo fascinante! Repleto de magia e imaginação! Quem não foi criança e se imaginou brincando em castelos, lutando com dragões e gigantes, sendo a princesa no mundo do faz de conta?

Todas as crianças passam por fases de evolução e amadurecimento durante a vida até chegar à fase adulta. Quando se é criança a literatura é mais que uma brincadeira: é um ato de prazer, é uma fase de descobertas, de aprendizagem e deve ser encarada como tal.

A cada fase da evolução da criança, ela se interessa por determinado tipo de leitura. A faixa etária da criança deve ser respeitada pelo adulto que deve interagir nesse mundo de mistério e magia. Vamos aprender e entender sobre os contos de fadas, as fábulas e as parlendas!

Contos de Fadas

Os contos de fadas são histórias curtas de tradição oral, ou seja, são histórias contadas de pais para filhos. Seus personagens principais, de forma geral, têm de enfrentar grandes e perigosos obstáculos, até chegar num final feliz. Os contos de fadas têm cenários como castelos, florestas, um mundo encantado cheio de magia, mistérios e perigos. Seus personagens são fadas, princesas, bruxas, animais mágicos e grandiosos, enfim um mundo idealizado e encantador.

Você conhece uma história que tem uma princesa, uma bruxa muito malvada e sete anões como seus personagens? É isso mesmo! Você adivinhou! A história da Branca de Neve e os sete anões é um conto de fadas escrita pelos Irmãos Grimm.  Eles escreveram vários outros contos como Rapunzel, João e Maria, A Gata Borralheira, Chapeuzinho Vermelho, O Lobo e as Sete Crianças, O Ganso de Ouro, Os Músicos de Bremen e muito outros contos.

Sugestões de leitura de contos de fadas

  • Outra vez os três porquinhos – Erico Veríssimo. São Paulo: Companhia das Letrinhas;
  • Contos de fadas clássicos – Helen Cresswell. São Paulo: Martins Editora;
  • Contos de Grimm – Jakob e Wilhelm Grimm. São Paulo: Companhia das Letrinhas.

Literatura Infantil Contos de Fadas

Fábulas

As fábulas são histórias curtas, em que os personagens em sua grande maioria são sempre animais que falam, pensam e agem como seres humanos. Toda fábula possui uma moral no final. Moral é o ensinamento que é passado pela história.

As fábulas de Esopo são várias histórias que fazem parte da tradição popular que divertem, ensinam e despertam a imaginação e a criatividade.

Sugestão de leitura de fábulas

  • O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado – Don e Audrey Wood. São Paulo: Brinque-Book;
  • Por que os sapos são verdes? –Pedro Paulo Monteiro. São Paulo: Cortez;
  • Fábulas de Esopo – Ruth Rocha. Editora Salamandra.

Parlendas

As parlendas são versinhos com temas infantis criados para as crianças como forma de entretenimento que ajudam despertar a criatividade e a imaginação. São cantigas bem antigas repletas de rimas alegres e divertidas. Elas são famosas e muitas bem conhecidas. Elas fazem parte da cultura e ensinamentos de um povo, de uma cultura.  Algumas parlendas que você certamente já ouviu! Existem várias, mas vou deixar duas como exemplo:

“Meio-dia, macaco assobia.

Panela no fogo, barriga vazia”.

“Eu vou fazer um relógio

de um galinho de poejo

para contar os minutos

do tempo que não te vejo”.

Leia para uma criança. Ler é um ato de amor e sabedoria!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados