Colégio Web

Como as parlendas ajudam no aprendizado das crianças?

Parlendas são versos falados ou cantados pelas crianças, com ou sem rima, com ritmo e muita musicalidade. Confira mais detalhes e veja seus benefícios!

Publicidade

Quem não ouviu e cantou parlendas quando criança? As parlendas fazem parte da cultura e das tradições de um povo. Elas podem sofrer variações culturais em determinadas palavras, mas o ritmo e a musicalidade permanecem. Essas alterações ocorrem por serem versos transmitidos de geração para geração, de forma verbal.

O que são parlendas?

Parlendas são versos falados ou cantados pelas crianças, com ou sem rima, com ritmo e muita musicalidade. As parlendas pertencem às culturas e tradições de um povo, que com muita criatividade criam versos em forma de cantigas de cunho infantil. Os temas são os mais variados e curiosos, estão sempre próximo da realidade dos pequenos. Os versos são interpretados pelas crianças com muito ritmo, muita alegria e muita imaginação.

Como podemos utilizar as parlendas no aprendizado?

Parlendas

As parlendas podem ser grandes aliadas no aprendizado das crianças. Elas aprendem a leitura de uma forma prazerosa e divertida. Não podemos esquecer que sempre o aprendizado deve despertar na criança a curiosidade e a imaginação. Nesse sentido, podemos incentivar a leitura, a escrita, a comunicação, o relacionamento, a interação e a relação de grupo, além de que desenvolve a memorização e o raciocínio lógico.

A leitura pode ser estimulada por meio de roda de cantigas em que as crianças fazem uma roda e cantam os versos em forma de brincadeira. Vários versos podem ser inventados com a imaginação das crianças e partindo dessa invenção as crianças podem fazer um “livro de parlendas” para exposição. A criança desenvolve a dicção, a pronúncia, e podemos assim detectar alguns problemas ou distúrbios da fala e da audição.

Com a escrita, podemos trabalhar a forma dos versos, a estrutura da língua e as variações da linguagem. Além de desenvolver as habilidades cognitivas e psicológicas da criança, auxiliando na alfabetização e enriquecendo o vocabulário de forma divertida.

A criança aprende a interpretar, declamar e recitar os versos para os amigos, trabalhando a fala e as demais formas de expressão. Além de que trabalha a expressão corporal e isso é muito importante para o desenvolvimento do garoto ou garota.

A interação ajuda a criança no relacionamento com as demais pessoas, abrange a troca de sentimentos e experiências, ampliando os horizontes e ideais.

Você se lembra de algumas dessas parlendas?

“O tempo perguntou ao tempo, quanto tempo o tempo tem; o tempo respondeu ao tempo, que não tinha tempo de ver quanto tempo o tempo tem”.

“Meio dia macaco assobia, panela no fogo e barriga vazia”.

“Um, dois feijão com arroz, três, quatro feijão no prato…”.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados