Quando somos crianças, os nossos pais nos induzem a ler Histórias em Quadrinhos, livros infantis e diversos outros. Eles querem que aprendamos a ler bem para conseguir bom desempenho escolar.

A partir do momento que nos tornamos adolescentes, as pessoas começam a dizer que devemos ler livros voltados para o que a escola pede, bem como para aquilo que procuramos trabalhar no futuro, quase que banalizando a ficção.

No entanto, ler livros é importante, independente de qual seja. Além disso, ficção deve, sim, ter um lugar cativo na sua estante. Ele não é nem de longe perda de tempo! E você verá o porquê mais embaixo.

Por que livros de ficção são benéficos?

Benefícios de ler livros de ficção

Os livros de fantasia e quaisquer outros que não condizem com o que de fato aconteceu na realidade também são ótimos instrumentos de leitura para o dia-a-dia. Eles apresentam ótimos benefícios tanto para crianças, quanto para adolescentes, adultos e idosos!

Nada pode ser deixado de lado quando falamos de literatura, pois todos têm seus lados bons para as pessoas. Abaixo você conhecerá 3 deles para livros de ficção. Confira!

1# – São divertidos

É inevitável isso: livros de ficção são divertidos! Quem não gosta de Harry Potter e Crônicas de Nárnia? A fantasia, imaginar um mundo totalmente diferente do que vivemos, conhecer personagens carismáticos, outros nem tanto, e diversos outros detalhes, nos encantam e fazem as horas de leitura voarem!

Esta é uma das melhores maneiras de criar um amor pela leitura na criança. Ninguém começa lendo livros de filosofia; é preciso dar uma razão para apostar na leitura. Não há escolha melhor do que os de ficção, pois estes costumam ser os maiores passatempo!

2# – Instigam a criatividade

Este talvez seja o maior benefício dos livros de ficção! Quem lê um livro de fantasia acaba se envolvendo tanto na história, que acaba imaginando outros mundos, magias, personagens e por aí vai. Isso leva a mente a projetar outros campos, o que acaba destruindo uma barreira natural do humano em pensar somente naquilo que vê.

Na vida, criatividade é importante para tudo, portanto uma simples leitura de livros é capaz de auxiliar em diversos outros campos do dia-a-dia. Mesmo que você tenha que ler livros da sua área de interesse, como economia, sempre arranje um tempo para ler obras de magia, lobisomens, etc.

3# – Melhoram o conhecimento sobre o idioma

Assim como toda leitura, os livros são capazes de melhorar substancialmente a nossa maneira de se expressar e escrever. Criando uma rotina de leitura diária, intuitivamente aprendemos onde devemos colocar as vírgulas, conhecemos palavras novas, principalmente sinônimos, e estes são importantes para enriquecer textos,

Quem pensa em escrever bem, precisa ler bastante. E neste caso, é importante mesclar bastante os livros para entender diversas formas de abordagem. Por exemplo, livros de ficção do século XVII, do século XIX e do nosso século atual. Todos têm diferenciais e ajudam a torna-lo um conhecedor ainda mais ciente de todo o universo da literatura.

O importante é ler! E ficção também é aconselhado, sem dúvidas.