Colégio Web

Tipos de cristais

Publicidade

13. Tipos de cristais

As partículas em um cristal estão organizadas de forma tridimenssional, se juntar essas particulas podemos obter força de Van der Waals, ponte de hidrogênio, ligações iônicas, covalentes e metálicas.

Cristal iônico 
A atração eletrostática é responsável pela ligação dos íons, o ponto de fusão é alto, também, apresentam função de isolantes elétricos, posssuem a caracateristica de serem firmes e quebradiços.
Exemplos: NaCl, CsCl.

Cristais metálicos 

Ao contrário dos cristais iônicos, os cristais metalicos são firmes, porém não quebradiços, são considerados bons condutores e também são como se fossem grande núvem eletrônica que junta muitos números de íons positivos.
Exemplo: Na, Fe, Au.

Os cristais metálicos, são divididos em três tipos: vejamos cada um deles

Cúbico de corpo centrado (C.C.C) 

Átomos cercados individualmente por 8 átomos, portanto possuem número de coordenação 8.
Por exemplo: metal sólido

Cúbico de face centrada (C.F. C) 
Átomos cercados individualmente por 12 átomos, portanto possuem número de coordenação 12.
Por exemplo: metal cálcio 

Hexagonal compacto (H.C)
Átomos cercados individualmente por 12 átomos, sendo 6 átomos na camada que forma o hexagono, 3 na camda superior e 3 na camada inferior.

Por exemplo: metal magnésio. 

Cristal covalente 

O cristal covalente é composto por uma quantidade elevada de átomos que estão ligados por ligação covalente, esse cristal pode ser interpretado como uma macromolécula, o P.F é extremamente alto, esses cristais não são condutores de energia.

Por exemplo: Diamante (C), Silício (Si), Carborundum (SiC).

Estrutura do diamante e da grafita

Diamante
Os átomos de carbono do diamante estão localizados no centro de um tetraedro, que está ligado a outros quatro átomos de carbono que estão situados nos vértices.

Grafita
A grafita é constituída por camadas de átomos de carbono em pilhas. Ocorrem ligações de átomos de cada um com outros três, onde sp2 é a hibridação. É importante sabermos que a grafita é capaz de conduzir a eletricidade, porém existe uma exceção, que é o sólido covalente, pois ele não é capaz de conduzir eletricidade. 

A ilustração abaixo é da estrutura do diamante que é cúbica, e a estrutura da grafita que é hexagonal.

Estrutura do quartzo: (SiO2)n
Ocorre uma repetição na unidade SiO2 no quartzo, os átomos de silício se liga individualmente a quatro átomos de oxigênio e esses que se ligam individualmente a dois átomos de silício. 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados