Digite o que você quer buscar:  
01/06/2012 11:10

Festa Junina

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

1No mês de junho são comemoradas as Festas Juninas. Como junho é um mês de muito frio, nestes festejos são encontrados alguns elementos com o intuito de aquecer as pessoas. É o caso da fogueira, comidas e bebidas quentes como quentão, vinho, canjica, milho cozido, arroz doce, broa de fubá e de milho.

Os estudiosos explicam que a ideia do festejo junino foi pensada pelos portugueses no período colonial. Na maior parte das cidades, as comemorações são iniciadas no dia 13 de junho e vão até o dia 29. Entre estes dias são comemorados os dias de Santo Antonio (13/06), São João (23 e 24/06), e São Pedro (29/06). O principal Santo homenageado desta festa é São João.

Em cada região do Brasil, a festa junina tem uma característica e um costume diferente. Mas alguns costumes estão sempre presentes nestas festas, seja qual for a região, que são as bandeirinhas, as quadrilhas e comidas típicas.

Fertilidade da terra

2Há relatos de que a festa junina também foi originada nos períodos pré-gregorianos, enquanto festa pagã que comemorava a fertilidade da terra. A boa colheita era motivo para reunir todos os cidadãos e celebrar o solstício de verão. Aqui no Brasil, a data ficou conhecida como São João ou festas Joaninas.

A homenagem a um dos santos católicos, que na Bíblia aparece como primo de Jesus Cristo, seria o mote cristão. De acordo com a escritura bíblica, João Batista era conhecido por batizar as pessoas, purificando a humanidade para a chegada de Jesus.

E os negros e índios, como reagiram a tal comemoração? Os relatos apontam que eles não tiveram qualquer dificuldade para se adaptar à festividade. O fato também se explica em função de haver festas desse gênero na cultura indígena e africana.

Com o passar dos anos, a festa junina passou a ser ainda mais difundida nas regiões brasileiras. O fato curioso é que especificamente no Nordeste é que ela criou fortes raízes. Acaba sendo um traço cultural nordestino, pois cada cidade produz a sua comemoração ao longo de todo o mês de junho. Concursos, muita música, comidas típicas e quadrilhas são comuns em toda a região. É uma forma de alavancar o turismo nos estados e também explorar melhor os dons culturais de cada povo.

A fogueira é um símbolo forte do São João e serve para aquecer toda a festa. Muitas brincadeiras como pau de sebo, correios elegantes e vários espetáculos de fogos de artifício também dão o tom da beleza junina.


Recomendados para você

Comentários