Colégio Web

Dia Internacional do Orgulho Gay – 28 de junho

Saiba um pouco mais sobre esta importante data para celebrar o dia contra o preconceito e a intolerância.

Publicidade

A data representativa do Dia do Orgulho LGBT foi devidamente criado e celebrado a partir do dia 28 de junho, isto em homenagem a um dos episódios considerado mais importante e marcante na luta da comunidade lgbt pelos seus direitos, a chamada Rebelição de Stonewall Inn.

Foi no ano de 1969 que esta data acabou por marcar a revolta da comunidade LGBT contra diversas invasões da polícia de Nova Iorque aos bares que eram frequentados por este público, e que acabavam sendo presos e sofrendo represálias pelas autoridades simplesmente por serem gays.

A partir deste processo, houve a organização de uma série de protestos em favor de direitos dos homossexuais por diversas cidades dos Estados Unidos. Foi então organizada a 1ª Parada do Orgulho Gay, no ano de 1970 para lembrar e fortalecer movimentos de lutas contra o preconceito, esta luta que deve ser levada ao mundo inteiro.

A famosa Revolta de Stonewall Inn é levada em conta como o marco zero do movimento da igualdade civil dos homossexuais a partir do século XX.

Por que a data deve ser celebrada e relembrada todos os anos

É fato que o Dia Internacional do Orgulho Gay é comemorado todos os anos em 28 de junho em todo o mundo.

Bastante conhecido como o Dia internacional do Orgulho LGBT, esta é uma data que tem como objetivo maior e mais importante conscientizar a população da importância de combater a homofobia para construir uma sociedade cada vez mais livre de preconceitos, e igualitária, independente de seu gênero sexual.

De nada interfere se a pessoa é heterossexual ou homossexual, ou bissexual, entre outras coisas, o que realmente importa é que a pessoa seja respeitada como um ser humano, e tenha todos os seus direitos acima de tudo garantidos.

Normalmente nesta data são organizadas tanto festas como desfiles pelas ruas de grandes cidades, onde os membros de comunidades LGBT e também simpatizantes deste movimento poderão se reunir para celebrar tanto o amor, como a igualdade de todos os gêneros.

Em diversas cidades, no Brasil a fora, acontece a tradicional parada de Orgulho Gay, o que é um desfile gigantesco que reúne mais de 1 milhão de pessoas como acontece frequentemente na cidade de São Paulo. Esta que talvez é a maior parada do orgulho gay do mundo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados