Colégio Web

Dia de São Marcelino Champagnat – 6 de junho

Saiba um pouco mais sobre o dia de São Marcelino de Champagnat e um pouco mais sobre este irmão Marista.

Publicidade

Marcelino de Champagnat nasceu na França, em maio de 1789 e viveu em uma época conturbada por diversos conflitos políticos que ocorriam no país, entre eles a Revolução Francesa, que começou no ano de seu nascimento.

dia-de-sao-marcelino-champagnat

O missionário optou pela educação como um espaço de desenvolvimento integral, e uma alternativa para transformação do mundo como um todo. Eis que Champagnat fundou a instituição no ano de 1817 totalmente dedicada a formação cidadã e cristã de crianças e de jovens adultos.

Ao falecer, em junho de 1840 o Instituto Marista, que atualmente está presente em mais de 80 países, contava com mais de 200 irmãos, e mais de 40 obras que estão espalhadas por toda a França.

Ao morrer ele deixou aos seus irmãos a seguinte mensagem e luz e fé “Que haja entre vocês um só coração e um só espírito! Que se possa dizer dos irmãozinhos de Maria como dos primeiros cristãos: ‘vejam como eles se amam!”.

O papa João Paulo II canonizou Marcelino Champagnat em 18 de abril de 1999 na Praça São Pedro no Vaticano, reconhecendo o mesmo assim como santo da Igreja Católica.

O principal objetivo de Marcelino Champagnat foi atingido, ajudar as pessoas necessitadas e que passam por dificuldades, mas que ao mesmo tempo atuam em projetos catequistas, abrigando e catequizando famílias do interior rural do país.

Curiosidades sobre a data

dia-de-sao-marcelino-champagnat-2

A partir desta data, ocorre a Semana Champagnat, o que nada mais é do que uma semana de atividades e comemorações que procuram sempre mobilizar os estudantes, os familiares e colaboradores em ações interdisciplinares, bem como celebrações e os encontros de partilha.

Este é um momento de reflexão de fé, voltado a relembrar a história de todos os ideais e todas as conquistas de Marcelino que deixou o seu importante legado para os Maristas e suas transformações positivas para todo o mundo.

O espírito de família, o respeito, o amor ao próximo, a atenção aos necessitados, o amor ao trabalho, entre outros sentimentos são fundamentais para a concepção de educação de Marcelino, o que até hoje é algo cultivado pelos irmãos Maristas em diversos lugares no mundo.

Esta é uma data universal, e qualquer tipo de instituição que envolva a educação Marista, comemora esta data desta forma.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados