Colégio Web

Dia da Marinha Brasileira – 11 de junho

Saiba tudo sobre esta importante organização brasileira.

Publicidade

A Batalha de Riachuelo, como acabou ficando conhecida trouxe como resultados uma série de imprevistos e de manobras estratégicas de grande vulto, afirmando assim a marinha do Brasil como uma grande potência da América do Sul, mesmo que ela tenha sido criada ainda durante o século XVIII.

dia-da-marinha-brasileira

O grande impacto da batalha acabou se tornando ainda mais popular no século XIX devido a pintura levada a cabo por Victor Meirelles, que criou a tela Batalha do Avaí, que foi travada durante a Guerra do Paraguai com grande riqueza de detalhes.

Aos poucos, com o estabelecimento da república no Brasil, no ano de 1889, alguns combatentes da Guerra do Paraguai acabaram se tornando heróis brasileiros e as instituições ganharam uma boa notoriedade e um dia para a sua celebração, sempre procurando por associar alguns marcos de memórias. A data então é reservada para a Marinha no dia 11 de junho, em uma lembrança do acontecimento do ano de 1856.

As Forças Armadas Brasileiras são formadas pela união de Exército, Marinha e Aeronáutica, onde cada um destes faz a segurança do país conforme as suas particularidades. A principal missão da marinha é a garantia de defesa da pátria, exercendo uma função de guarda costeira e trazendo a total segurança na navegação de forma interna e externa. A marinha do Brasil é a maior da américa latina, e seu criador foi o Marquês de Tamandaré.

Curiosidades sobre a data

dia-da-marinha-brasileira-2

Uma das principais e mais importantes batalhas da Marinha Brasileira foi a Batalha Naval de Riachuelo, esta que aconteceu no dia 11 de junho de 1865. Esta esquadra brasileira, que foi comandada pelo Almirante Barroso, acabou combatendo durante pelo menos 8 horas a esquadra paraguaia que parcialmente foi destruída.

Posteriormente, depois de um período de paz, a nossa esquadra entraria novamente em combate, e a missão era patrulhar a costa africana da presença de navios e de submarinos alemães. Atualmente podemos contar com uma marinha modernizada e sempre pronta para agir. Estes militares protegem e patrulham as nossas águas de invasores indesejáveis, ajudando inclusive os mercantes no caso de emergência. A partir disto, é fundamental que vivamos a nossa marinha e os nossos marinheiros.

Devido a comemoração da Batalha de Riachuelo, o Dia da Marinha Brasileira é comemorada a partir de 11 de junho em todo o Brasil.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados