Colégio Web

Dia Nacional do Futebol – 19 de Julho

Bola de Futebol

Publicidade

O futebol é uma paixão mundial. Milhares de pessoas praticam este esporte e outras centenas acompanham os jogos do seu time e até sofrem por ele. O futebol é o esporte mais conhecido no mundo inteiro. No Brasil, a primeira partida de futebol ocorreu em 1895 e logo conquistou os brasileiros, que hoje são os mais apaixonados pelo esporte. A modalidade chegou ao Brasil através do brasileiro Charles Miller. A Copa do Mundo é o mais importante acontecimento na história do futebol e o Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo, sendo o pentacampeão único. Todo dia 19 de julho é comemorado o Dia Nacional do Futebol.

A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que homenageou o primeiro time com registro de clube no Brasil. Foi o Sport Clube Rio Grande, instituído em 1900. Em 1849 se deram as primeiras partidas de futebol, com as novidades trazidas por Charles Miller, que havia estudado na Inglaterra. Ao voltar para o Brasil, trouxe uma agulha, bola e bomba que enchia aquele artefato. Além disso, uniformes e várias ideias na cabeça. O esporte começou a ser divulgado nos quatro cantos do país e transformou-se em paixão nacional. As primeiras regras também vieram de Londres, por meio das associações de futebol. Começaram com 13 regras e chegaram a 17.

No ano de 1885 a prática passou a ser profissionalizada e várias técnicas foram sendo desenvolvidas. Como em todo o mundo o esporte foi bem aceito, também foi criada uma Federação Internacional de Futebol Association, a hoje conhecida FIFA.

Bola na rede

Campeonatos

Em 2.600 a.C, na China, também já havia resquícios de futebol. Dentro desse esporte, também existem as outras modalidades: futebol de quadra, de areia e o mais conhecido futebol de campo. Até mesmo o futebol de botão, jogado em um tabuleiro por duas pessoas, passou a ser levado em conta depois do surgimento do futebol. Hoje, as competições se dão em âmbito municipal, estadual, nacional e internacional. Há campeonatos divididos em série A e B, além da primeira e segunda divisão.

Nas disputas estaduais, times de várias cidades entram na disputa. Pode até existir mais de um time. Tudo com muito acirramento e torcidas em clima de tensão na defesa pelo respectivo time. De cada estado surge um time campeão que acaba saindo para as disputas nacionais. No Brasil, duas competições sã fortes em âmbito nacional: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

No quadro internacional, copa Libertadores da América, sul-americano, Mundial do Japão, liga dos Campeões, além dos campeonatos italiano, espanhol e vários por regiões e países. A Copa do Mundo e a Copa das Confederações são o coroamento de tais disputas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados