Colégio Web

Dia do Hospital – 2 de Julho

Entenda os motivos que levaram a escolha da data de 2 de julho como o dia do hospital.

Publicidade

O hospital é aquele lugar que ninguém gosta de ir, mas todo mundo sente muita necessidade de ficar próximo. Afinal de contas, essa é uma importante estrutura que pode influenciar se a pessoa vai continuar viva ou vai morrer. Eles são considerados, pelo Ministério da Saúde, como parte integrante de uma organização médica e social.

dia-do-hospital-1

Não se sabe com exatidão desde quando as pessoas recebem os mais variados tipos de tratamento em hospitais, mas é consenso entre os historiadores de que elas estão presentes na vida da humanidade há muitos e muitos antes. Traços do que poderiam ser considerados como os primeiros hospitais da humanidade datam do período da antiguidade.

Os objetivos dos primeiros centros de atendimento aos pacientes era o tratamento dos feridos de combates e guerras, que aconteciam com grande frequência nos séculos passados. Alguns registros históricos do funcionamento deste tipo de local foram encontrados nas regiões da Galileia e da Judeia, datando de 2920 a.C.

Hoje em dia é bastante comum encontrarmos hospitais que são, de alguma forma, ligados com instituições religiosas. E esta acabou se tornando uma das heranças dos hospitais que poderiam ser encontrados nos séculos anteriores, uma vez que eles sempre foram muito ligados as crenças. As pessoas, antes de existirem os centros de atendimento, procuravam sempre as igrejas, na tentativa de se librar dos problemas de saúde.

Os hospitais também tinham uma função, até o século 18, que era tirar os enfermos do convívio com as pessoas e a sociedade de um modo geral, especialmente em função da falta de conhecimento com relação ao comportamento de determinadas doenças. Apenas a partir do século 18 que os centros de atendimento passaram a ser vistos com o um local de reabilitação e reintegração dos pacientes na vida social.

Origem do Dia do Hospital

dia-do-hospital-2

Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, a data que celebra o Dia do Hospital não foi escolhida por acaso. Ela coincide com a data oficial da fundação do primeiro hospital brasileiro, o que aconteceu no ano de 1543. O local foi chamado de Santa Casa de Misericórdia de Santos, e foi erguido a partir da iniciativa de Brás Cubas.

Uma curiosidade sobre o atendimento hospitalar no Brasil: o primeiro hospital, no começo das suas operações, não contava com médicos, e os pacientes eram tratados pelos jesuítas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados