Colégio Web

Dia do Bombeiro Brasileiro – 2 de Julho

A comemoração ocorre anualmente em 02 de julho.

Publicidade

No Brasil, o Corpo de Bombeiro foi criado em 2 de julho de 1856, pelo Imperador D. Pedro II. A ideia de criar a corporação surgiu ainda na Marinha, devido aos riscos de incêndio nos navios que eram revestidos de madeira.

O grupo passou a tomar uma postura militar a partir de 1880 e com o fim da proclamação da Republica, os Estados com condições financeiras mais dignas construíram dentro da estrutura das Forças Estaduais (antiga denominação das atuais polícias militares), seus próprios Corpos de Bombeiros.

Inicialmente, a intenção era que esses profissionais apenas combatessem incêndios, porém as necessidades de proteção civil se estenderam cada vez mais para áreas urbanas, florestais, industriais, de emergência médica pré-hospitalar, resgates de pessoas com risco de perder a vida, salvamento aquático, resgate de corpos ou bens submersos, prevenção contra incêndio e pânico, entre outras atribuições.

Antes disso, os próprios civis apagavam incêndios por conta própria, realizavam salvamentos de afogados e atendimento inicial em primeiros socorros, e como consequência disso, colocavam suas vidas em risco, por não se disporem de técnicas especializadas.

Atualmente, dispomos de profissionais preparados para socorro em diversos casos, por meio do telefone 193, que atende todo o país. Além das atribuições profissionais do cotidiano, os bombeiros desenvolvem projetos sociais e educativos que ajudam a orientar jovens e crianças sobre os riscos e formas de prevenção.

A profissão desenvolvida por estes “heróis” deve ser respeitada e preservada, tanto pela seriedade de seu trabalho, como pelo desenvolvimento lúdico que mexe com a imaginação da criançada, diante da figura de bravura para socorrer a sociedade.

No Brasil, o decreto federal nº 35.309 de Getúlio Vargas, então presidente da república, estabeleceu o “Dia do Bombeiro Brasileiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndio” em 02 de abril de 1954. E decreta:

Art. 1º – Ficam instituídos, para serem comemorados anualmente, no dia 2 de julho e na semana em que este dia estiver compreendido, respectivamente, o “Dia do Bombeiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndios”.

Art. 2º – Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, em 2 de abril de 1954; 133º da Independência e 66º da República.

A comemoração desta data é manifestada em forma de eventos e, muitas vezes homenageia os profissionais com a entrega da Medalha Imperador Dom Pedro II.

Atenção: Utilize o número de telefone da corporação para casos realmente necessários. Não pratique trotes e brincadeiras de mau gosto. Esta ação coloca VIDAS em risco.

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados