Colégio Web

Dia do Agricultor – 28 de julho

Data celebra esta importante função profissional.

Publicidade

É importante citarmos que historicamente, uma das primeiras, mais importantes e relevantes práticas de trabalho após a era de colonização portuguesa, sem levar em conta o extrativismo vegetal de pau-brasil, envolve a instalação dos plantations, ou seja, as chamadas monoculturas de agricultura.

dia-do-agricultor

Em um primeiro momento, o produto que foi criado foi a cana de açúcar, mas com o tempo, outros ciclos agrícolas fizeram parte do processo, com um destaque para o café ao longo do século XIX e a soja do século XX.

O Brasil é o maior produtor mundial de café, cana de açúcar e de laranja, além do segundo maior produtor de soja, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A importância deste tipo de cultura se dá em diversos aspectos, entre eles a produção de alimento para toda a sociedade, a geração de matérias primas para uma industrialização, a geração de empregos, entre uma série de outros fatores.

O dia do agricultor é comemorado todo o dia 28 de julho, e por este motivo é uma homenagem justa devidamente estabelecida em prol de todos os trabalhadores e produtores de todo o campo. A data foi estabelecida devido a neste dia, no ano de 1960 ter sido fundado o Ministério da Agricultura.

Curiosidades sobre a data

dia-do-agricultor-2

Existe uma grande importância de comemorarmos esta data devido ao fato de que graças a agricultura é que temos uma grande evolução e desenvolvimento no Brasil. Apesar da atividade ser um tanto polêmica, e até mesmo considerada como danosa para o meio ambiente, é graças a esta atividade que o Brasil se tornou importante economicamente falando no exterior.

Existem relatos de que há mais de 10 mil anos a agricultura já era realizada. A partir disto, foi permitida uma sedentarizarão do ser humano, ou seja, o fim da prática nômade, o que acabou por alicerçar as primeiras bases para formar civilizações e sociedades como um todo.

Os números da agricultura acabam colocando o Brasil no topo do mundo, onde a área de soja plantada no Brasil é pouco maior do que o tamanho do estado de São Paulo. Graças aos agricultores é que nos alimentamos diariamente de arroz, feijão e afins. Além é claro de tomarmos aquele cafezinho, as frutas de sobremesa, agradeça também aos agricultores.

Geralmente os profissionais da agricultura também respeitam os recursos naturais que trabalham, desde a água, até o solo, e principalmente possuem uma preocupação com a qualidade dos alimentos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados