Colégio Web

Dia de São Cristóvão – 25 de julho

Saiba mais sobre a comemoração da data deste mártir da Igreja e algumas curiosidades sobre sua vida.

Publicidade

Cristóvão quer dizer o que carrega Cristo, ou o Porta Cristo. O culto ao santo nos remonta ao século V. conforme as lendas, Cristóvão era considerado um gigante com mania de grandezas. A partir disto ele supunha que o rei quem servia era o maior e melhor do mundo.

dia-de-sao-cristovao

Com seus estudos e conhecimentos acabou por saber que o maior rei do mundo era Satanás. Ele então se colocou a serviço do mesmo, mas se informou melhor descobrindo que o maior rei do mundo era Deus. Deus mostrou a ele que a bondade era a coisa mais importante e agradável ao senhor, e São Cristóvão acabou resolvendo trocar a sua mania de grandeza pelos serviços aos semelhantes, sempre se valendo de uma força imensa de que era dotado.

Reza a lenda ainda que São Cristóvão era filho de um rei pagão, onde depois de seu nascimento acabou dedicando a criança ao Deus Apolo e teria o nomeado como Reprobus. Ele então acabou crescendo e se tornou grande e forte, decidindo que serviria apenas alguém que fosse assim como ele.

Alguns anos depois ele teria se convertido a fé cristã por anos mais tarde, mas que ainda assim não estava devidamente convencido. A partir deste tempo contam que ele não via uma necessidade de orar ou inclusive de jejuar, mas sim de ajudar as pessoas para atravessarem rios perigosos da região.

Por que São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas?

dia-de-sao-cristovao-2

Devido a esta história particular, muitas pessoas se perguntam o que fez com que ele se tornasse um padroeiro dos motoristas. A bem da verdade é que em 25 de julho foi determinado como uma homenagem a quem trafega pelo país, pegando assim péssimas estradas para transportar as cargas e as pessoas.

Ser um motorista atualmente é ainda mais difícil, já que as estradas estão bastante violentas, e o número de acidentes só aumenta e muitos motoristas são considerados imprudentes. Cada um deles, porém conta com a ajuda de São Cristóvão para conseguir os carregar em meio a estradas perigosas.

O dia 25 de julho, é muito confundido também com o dia 30 de junho, onde é comemorado o Dia do Caminhoneiro, esta que é uma data marcada por diversas homenagens e reverências inclusive com a presença de vários caminhoneiros, taxistas e outros motoristas que queiram receber uma benção especial para suas jornadas de trabalho.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados