A Pizza é uma preparação culinária que consiste em um disco de massa que é fermentado de farinha de trigo, coberto com molho de tomate e os ingredientes bastante variados que geralmente devem incluir algum tipo de queijo. Além disto, carnes que são preparadas ou ainda defumadas e ervas, geralmente temperos como orégano ou manjericão são assados junto da massa no forno.

dia-da-pizza

O histórico da pizza nos remete aos egípcios, ao que se acredita, eles foram os primeiros a misturar a farinha com água, outros por sua vez afirmam que os primeiros a criarem as receitas foram os gregos, estes que faziam massas diversas com base de farinha de trigo, arroz, ou ainda grão de bico, e assavam as mesmas em tijolos quentes. Esta grande novidade acabou aos poucos parando na Etrúria, Itália.

A Pizza era considerada como um alimento de pessoas humildes no sul da Itália, a partir do começo do milênio, onde surgiu inclusive o termo picea, na cidade de Nápoles, que era considerada como o berço da pizza. O prato era servido com ingredientes baratos por ambulantes, e tinha o objetivo de matar a fome da parte da população mais pobre.

O Dia da Pizza é comemorado nas maiores cidades do mundo

A data é comemorada desde o ano de 1985 e foi determinada pelo secretário do turismo, Caio Luís de Carvalho, por uma determinação de um concurso estadual que escolheria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Este bastante empolgado com o sucesso do evento, acabou escolhendo a data do seu encerramento como uma data oficial para a comemoração.

Existem diversas polêmicas envolvendo a origem da pizza, se ela é italiana ou muito mais antiga do que isto, mas sabe-se que foram os napolitanos os que acrescentaram os temperos a um disco de massa que era assado.

dia-da-pizza-2

Assim que desembarcou no Brasil, a pizza das cidades industrializadas acabou acompanhando as transformações que passou o país no passar das décadas. Tudo isto acontecia á semelhança da miscigenação racial que pode caracterizar este país, todas as pizzas produzidas por aqui começaram a ser conhecidas por sua diversidade de formatos e sabores, estes que acompanham características de cada uma das regiões brasileiras.

As cidades de Nova Iorque e São Paulo possuem um destaque quando o assunto é a pizza, apesar da origem do alimento ser europeia, os verdadeiros devoradores estão do outro lado do oceano atlântico. Estima-se que existam quase 2 mil pizzarias apenas na cidade de São Paulo.