É fato que a composição musical é uma verdadeira arte, os compositores são assim chamados como profissionais responsáveis por este tipo de arte, através de notas musicais, sempre bem acompanhados ou não de letras.

dia-mundial-do-compositor

Na música temos uma expressão da cultura de um país ou de uma religião. A partir disto, os compositores possuem uma tarefa de revelar toda a cultura através de suas obras, podendo inclusive ser considerados como um repositório da cultura do país. Cada uma das regiões do Brasil possui suas músicas típicas, o que caracterizam o povo e a cultura de cada um dos lugares.

É o compositor que consegue em sua melodia e letra, transmitir totalmente com uma maior precisão e beleza, traços que possam individualizar cada movimento da cultura.

O compositor é uma ferramenta muito importante para a cultura, e a música é sempre a maior manipuladora das sensações humanas, sejam estas individuais ou mesmo coletivas, e todos os mecanismos de emoções. A música sempre eleva, pode agitar, deprimir, conturbar, entre outros sentimentos, caberá principalmente ao compositor traçar os caminhos, e o deverá realizar através dos domínios de técnica, de estilo e de estética inclusive.

Curiosidades sobre a data

dia-mundial-do-compositor-2

O dia do compositor oficialmente é comemorado no dia 15 de janeiro. Esta é uma data que homenageia a todos os compositores do mundo, principalmente ao seu trabalho e seu esforço para compor, para escrever e criar as músicas.

Todos os compositores são grandes artistas, estes utilizam o domínio de técnica de notas musicais para a criação de melodias, além é claro de toda a criatividade e sensibilidade para escrever suas canções, estas que emocionam e animam milhares de pessoas.

No mundo, o Dia do Compositor surgiu no México, como uma comemoração de função da sociedade de Autores e Compositores do México no ano de 1945. Oficialmente no mundo a data é celebrada apenas a partir de 1983 e cada um dos países pode contar com algumas datas diversificadas.

Aqui no Brasil por exemplo, temos uma nação repleta de bons compositores, e música de qualidade, como se presencia em diversos movimentos como a bossa nova e a mpb. A partir disto, para homenagear os gênios da música, o Brasil escolheu a data de 7 de outubro para comemorar o Dia do Compositor Brasileiro.