Colégio Web

Dia de São Mário – 19 de janeiro

Saiba mais sobre este santo bastante comemorado dentro da igreja católica.

Publicidade

No dia 19 de janeiro alguns setores da igreja católica comemoram São Mário, mais um da vasta gama de santos que existem para os cristãos. Este dia costuma ser comemorado com mais frequência em países da Europa, como a Itália e o Vaticano, mas também está inserido dentro do calendário oficial da igreja no Brasil.

dia-de-sao-mario

 A história de São Mário

A história do chamado São Mário começo começou a ser difundida a partir da metade do terceiro século depois de cristo, quando os martírios de Mário, Marta, Audifax, Ábaco e do sacerdote Valentim passaram a se tornar conhecidos em diversos locais, com suas histórias espalhada especialmente dentro da comunidade católica.

A histórias destas cinco pessoas, de acordo com o que se costuma contar dentro da comunidade, estão intrinsecamente relacionadas. Teriam seguido o caminho de peregrinação, saindo da antiga Pérsia com o objetivo de chegar até a cidade de Roma, mais precisamente até os locais de sepultamento de Pedro e Paulo.

Durante seu caminho, teriam parado para ajudar um sacerdote chamado Valentim na tarefa de enterrar os corpos de duzentos e sessenta mártires, que jaziam decapitados e abandonados ao lado de uma estrada. Mas eles acabaram sendo flagrados e presos. Todos eles acabaram morrendo, sem renegar a sua fé, inclusive se recusando a prestar qualquer tipo de culto ao imperador.

De acordo com os registros históricos da época, os homens foram decapitados na Via Cornélia. Primeiro Mário, seguido por Aldifax e Ábaco, exceto o sacerdote Valentim, martirizado quase um mês depois. Marta, mesmo informando que ainda não havia recebido o batismo, também morreu, afogada num poço há treze milhas fora dos muros de Roma.

dia-de-sao-mario-2

Assim como aconteceu com eles quando estavam indo para Roma, os seus corpos foram encontrados por uma cristã, que conseguiu levar para um túmulo que estava localizado no terreno onde ficava a sua residência, também em Via Cornélia. Neste local, anos mais tarde, teria surgido uma igreja, e uma curiosidade sobre o local é que os turistas e moradores ainda podem encontrar suas ruinas.

Uma outra curiosidade sobre este santo está no fato de que ele acabou dando origem a um dos nomes masculinos mais utilizados do mundo ocidental: Mario. O nome se tornou comum, primeiramente, na região da Itália, e passou a ser utilizado em outros países da Europa e, posteriormente, do mundo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados