Colégio Web

Dia da Saudade – 30 de janeiro

Data celebra este sentimento tão presente na vida de todos.

Publicidade

A saudade é uma palavra da língua portuguesa que não possui tradução para outros idiomas, certamente, além de ser difícil de traduzir esta palavra, é complicado explicar a saudade. O primeiro significado que se tem ideia, é que saudade, é aquilo que se sente falta.

dia-da-saudade

As saudades são doces, suaves e nostálgicas, e podem ser sentidas de diversas coisas, desde gostos, momentos, sons, pessoas, histórias, e muitas outras coisas. A saudade é aquela que você lembra, aquela que você acaba olhando para cima e para a esquerda com um canto de olho e acaba sorrindo.

O ato de sentir falta é quando dói a dor física, quando seu coração acaba ficando apertado, quando acaba faltando a razão, sentir falta é aquele momento quando você lembra, respira fundo, acaba olhando para baixo e se emociona.

Pode-se sentir saudades em tudo o que se sente falta, para quem prestar um pouco de atenção, tudo o que está envolvido na palavra saudade é a palavra sentir. Já que para sentir é necessário querer, é preciso querer estar vivo, e quem não sente saudades não vive, já que é praticamente impossível não termos este sentimento.

Curiosidades sobre a data

dia-da-saudade-2

Todo o dia 30 de janeiro é comemorado o dia da saudade no Brasil. É nesta data que são devidamente recordadas as pessoas que já partiram, os tempos que acabaram passando e as suas memórias determinadas de infância.

A partir do Dia da Saudade, é possível ouvir músicas sobre a saudade, e de quebra disseminar os diversos poemas e frases sobre este tipo de sentimento. A saudade é um tipo de palavra altamente complexo, muito significativo e difícil de traduzir por português para diversos outros idiomas, tudo isto acontece devido a sua precisão.

Uma curiosidade interessante sobre a palavra saudade é que uma empresa britânica já teve a colaboração de mais de mil tradutores para criar uma lista onde constem as palavras mais difíceis de tradução no mundo inteiro. A partir disto, a palavra saudade é considerada como a sétima palavra do mundo mais difícil de traduzir para outros idiomas.

A origem da palavra vem do latim, do vocábulo solitatem, o que significa solidão. E a saudade pode apenas ser compreendida, se envolver você em outros sentimentos que devem agir ao mesmo tempo, que é a ternura, ter um grande amor e viver em felicidade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados