Colégio Web

Dia da Confraternização Mundial – 1 de Janeiro

1

Publicidade

O dia 1º de janeiro é a data em que a maior parte do mundo está comemorando a chegada de um Ano Novo. Por todos os lados, desejos de muita paz, amor, alegria e saúde. É quando todos fazem planos para que o ano que está começando seja melhor que o anterior. Também desejam que os seus objetivos para aquele ano sejam alcançados. É por este motivo que no dia 1º de Janeiro é comemorado o Dia da Confraternização Universal.

Este é um momento em que devemos nos conscientizar e lutar pela harmonia e pela vida do nosso planeta. Devemos pensar que tudo o que passamos no ano acabou sendo uma fonte de aprendizado, e tentar fazer com que tudo seja melhor, respeitando mais as pessoas e o nosso espaço.

Em muitos países, principalmente no Brasil, a chegada do Ano Novo começa a ser comemorada no dia 31 de Dezembro, e muitas tradições são seguidas para trazer sorte para o Ano Novo, como por exemplo, usar roupas brancas e pular sete ondas, e quando chega a meia-noite uma grande queima de fogos de artifícios pode ser apreciada por milhões de pessoas.

Simpatias e renovação

2

Uma das principais tradições que acaba sendo uma simpatia de Ano Novo é o uso de roupa branca no momento da virada. Seria uma forma de atrair paz para a pessoa em questão. Tal costume é bem comum no Brasil. Outras pessoas preferem usar o amarelo para simbolizar o ouro e a prosperidade. Há ainda quem acredite que o vermelho traga muito amor para os próximos 12 meses do ano.

Em 1968, o papa Paulo VI aproveitou o ensejo da data para propor a celebração do Dia Mundial da Paz. O sacerdote inclusive sinalizou que tal data era para ser comemorada não apenas pelos católicos, mas por todas as religiões do mundo e mesmo aqueles povos que são ateus.

“A proposta de dedicar à paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente nossa, religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da paz”, disse Paulo VI em sua mensagem.

Esse desejo do papa já era uma forma de fazer com que diferentes nações também usassem o sentido simbólico da renovação para repensar suas posturas econômicas, seus fins bélicos e todo o processo que envolve cada país em seus 365 dias do ano que se inicia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados