Colégio Web

O conceito tradicional de História

Publicidade

O conceito tradicional de História 

Podemos observar que a história é uma ciência que estuda o homem, bem como o seu passado, a sua cultura, e origens de modo a entender o seu presente. Se tornando a grande esclarecedora de perguntas que foram geradas ao longo dos tempos, investiga os eventos usando o seu próprio método de análise documental

Os documentos usados pelos historiadores são conhecidos como fontes documentais (escritos) e fontes materiais (não escritos). Os primeiros documentos têm informações mais detalhadas do que o segundo, se tornado necessário para a pesquisa histórica. 

Sendo assim, considera-se que a História começa a se construir a partir da chegada da escrita, por volta de 3500 a.C, o período anterior ficou conhecido como Pré-História, e só pode ser reconstituída pelas fontes materiais, que são os desenhos, restos humanos entre outros. 

Os grupos humanos começam a fazer parte da história quando começam a utilizar a escrita, cada grupo em um momento diferente, vejamos um exemplo: quando os europeus descobriram o Brasil em 1500, os indígenas ainda viviam na pré-história, pois a Europa já tinha um passado histórico. 

Sendo assim só se estudava as sociedades que dominavam a escrita, as outras sociedades como o Brasil, que não tinham o domínio da escrita, eram desconhecidas pelos historiadores e só foram descobertas após se relacionarem com as sociedades que dominavam a escrita. Assim foram criados estudos específicos sobre a história criando outras especialidades como: pré-historiadores, arqueólogos, antropólogos e etnólogos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados