Colégio Web

Conceito moderno de Geografia

Publicidade

1. Conceito moderno de Geografia:

Podemos considerar simultaneamente a geografia como “Ciência de observação” e “Ciência experimental”, pois ela está dividida entre os objetivos das ciências naturais e humanas. A eficácia da ciência experimental é relativa, pois quando inter-relacionamos os estudos das condições e problemas naturais ou condições e problemas humanos, seu propósito nem sempre poder ser observado num laboratório. 

No campo da Geografia é possível realizar especializações, pois é possível fazer estudos laboratoriais dos fenômenos como erosão, composição solo, circulação atmosférica, etc., visto que a reprodução desses fenômenos naturais em laboratório é mais possível de acontecer do que os fenômenos humanos, com exceção da psicologia que já evoluiu em laboratórios.
 
Conforme a natureza se torna o próprio laboratório da Geografia, ela abrange cada vez mais o conjunto da complexa rede dos fenômenos naturais e humanos, tais como se expõem à observação, nas condições ambientais dadas, nem sempre é suscetível de reprodução em laboratórios.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados