Colégio Web

Tendências atuais

Publicidade

10. Terceira Revolução Industrial 

A Terceira Revolução Industrial consiste num novo processo industrial da segunda metade do século XX baseado no conhecimento e na pesquisa. 

Entre os anos de 1975 e 1985 muitas empresas que eram consideradas importantes em seus setores foram abaladas, como aconteceu com as empresas Matarazzo. 

As principais atividades que se destacam no mercado estão relacionadas com o emprego de alta tecnologia em sua produção. Como exemplo, podemos citar: a informática que produz microcomputadores e softwares, a microeletrônica que fabrica chips, transistores, circuitos eletrônicos, e a robótica que fabrica robôs, telecomunicações, telefonia fixa e móvel e a Internet. É evidente que há uma relação de interdependência entre os itens citados, portanto o avanço de um contribui direta ou indiretamente para o desenvolvimento do outro. 

As novas tecnologias de produção são as fontes de desemprego no país. A tecnologia gera empregos quando há aumento da produtividade, o consumidor sente esse ganho com a queda dos preços do produto, com isso o mercado se expande gerando novas oportunidades. No entanto, com a estagnação da economia ou o seu crescimento reduzido, como ocorre no Brasil, os ganhos de produtividade não resultam em quedas de preço nem na expansão do mercado, gerando assim, o desemprego.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados