Colégio Web

Os centros industriais do Brasil

1No Brasil, os espaços industriais foram se consolidando aos poucos. Há anos, o setor veio buscando seu espaço no solo brasileiro e tem se tornado um setor econômico pujante. Em algumas regiões, acaba sendo definidor para a população local. A mudança é sempre perceptível e pode aparecer em diferentes matizes, desde culturais a econômicas ou mesmo no próprio espaço geográfico. A depender de onde a indústria for instalada, impactos diversos podem ser gerados. Os ambientais são os que mais preocupam diferentes públicos.

Publicidade

Cada indústria tem sua particularidade e há muito a descobrir em cada indústria. Existem diferentes explicações para que elas sejam pensadas e até mesmo o local onde são implantadas recebe uma forte análise. As modificações na vida da população são muito exploradas por quem critica o poderio industrial. Até mesmo o transporte e os sistemas de comunicação acabam sendo influenciados pelas indústrias em determinados locais.

O que explica a instalação de uma indústria em uma região? Porque elas preferem determinadas áreas a outras? As regiões pouco industrializadas padecem de problemas que são extintos de polos industriais? Cada população deve refletir sobre tais aspectos para que se compreenda como a indústria pode impactar um determinado local.

Distribuição espacial das indústrias no Brasil

As atividades industriais no Brasil estão concentradas na região Sudeste. De alguns anos para cá, outras regiões também passaram a ser alvo da sanha industrial. O que se percebe é que, em termos de tendências mundiais, há uma certa descentralização da indústria no Brasil. Em termos regionais tal fator vem sendo observado a partir de fatores econômicos. Com o avanço do capitalismo, as indústrias passam a explorar mão de obra barata e só permanecem em locais com alta contribuição dos governos. Assim, reduzem seus custos de produção e continuam a alavancar lucros exorbitantes. De modo geral, o representante do setor industrial age com base em números. Tanto para chegar em determinada região quanto para sair.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados