Colégio Web

As indústrias tradicionais

Publicidade

7. As indústrias tradicionais 

Indústria Alimentícia 

A indústria alimentícia foi uma das primeiras a ser criada no Brasil, sendo implantada efetivamente em meados do século XIX , baseando-se principalmente nos capitais gerados pela economia cafeeira e na mão-de-obra imigrante. 

Envolve diversos ramos, como: massas, laticínios, conservas, carnes, óleos, doces, farinha, bebidas, etc. 

A partir do século XX, a indústria alimentícia atingiu a auto-suficiência, expandindo-se com a instalação de diversos ramos à base de capital estrangeiro e em função da própria expansão do mercado consumidor, entre 1930 e 1950, com o desenvolvimento urbano. 

É considerada a indústria mais importante do país, ocupando o 1º lugar em número de estabelecimentos, pessoal ocupado e em valor de produção. 

Indústria têxtil 

Assim como a indústria alimentícia, a indústria têxtil também foi instalada no Brasil em meados do século XIX, baseando-se principalmente no crescimento populacional e na expansão do mercado consumidor. 

Na década de 1940, esta indústria passou por uma grande expansão, em razão do bloqueio das importações, liberando o mercado interno para a produção nacional, favorecendo a conquista de alguns mercados externos. 

A partir da década de 1950, devido à grande diligência governamental direcionada aos setores dinâmicos da indústria, a indústria têxtil sofreu uma retração. Em 1967, com a expansão do mercado interno e das exportações, o setor foi dinamizado. 

No início da década de 1980, esta indústria encontrava-se totalmente obsoleta, e a sua modernização tornou-se difícil devido às mudanças constantes na política econômica e do enfraquecimento do mercado interno. 

A partir da década de 90, com a abertura comercial, tornou-se mais fácil a importação de equipamentos, favorecendo o setor têxtil. Entre os anos de 1990 e 1995 ocorreu uma redução de 12% no número de indústrias têxtil e 54% na mão-de-obra. Nesta mesma década, a concorrência com a indústria têxtil asiática tornou-se um motivo de preocupação, pois era uma indústria moderna que tinha à sua disposição tecidos baratos e de boa qualidade. 

A indústria têxtil coloca-se entre uma das mais importantes do Brasil, ocupando o 3º lugar em pessoal ocupado e o 5º lugar em valor de produção.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados