Colégio Web

A organização da Igreja

Publicidade

3. A organização da Igreja 

A igreja se organizou como uma monarquia, e os bispos passam a ser escolhidos pelo papa. Os legados pontifícios eram representantes legais do papa que resolviam problemas da Igreja fora do país. No plano central, o império da igreja era administrado pela Cúria Romana. 

Os arcebispos, bispos e os padres formavam o clero secular. Entre os bispos e os padres estavam os curas, que eram os responsáveis pela administração das paróquias. 

Os monges e frades constituíam o clero regular, estes habitavam nos mosteiros e conventos. Havia um mosteiro principal, administrado por um abade, e que dominava os mosteiros menores. 

No clero regular, durante o século X, foi desenvolvido um movimento reformista e moralizador que fez surgir a Ordem de Cluny, que tentava reconquistar a doutrina fixada nas regras de São Bento. Porém, os mosteiros de Cluny passaram a desrespeitar as regras, assim como os outros mosteiros, gerando uma série de movimentos reformistas. 

No século XIII ocorreu o surgimento das ordens mendicantes no clero regular, dentro dessas ordens os monges viviam da caridade dos fiéis, assumindo uma pobreza absoluta.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados