Colégio Web

Revoltas Camponesas

Publicidade

Revoltas Camponesas

Houve uma revolta que ocorreu entre 28 de Maio e 24 de Junho, na França, enquanto acontecia a guerra dos cem anos, o nome dessa revolta é A Jacquerie, o motivo dessa revolta foi pelo fato de depois de a Peste Negra ter acontecido, (com as pessoas menos favorecidas), a população ficou desnorteada com tantas mortes, e a França naquele período, passava por momentos em que mercenários caminhavam por lá, sendo assim, a França estava à mercê desses saqueadores.

Muitos senhores que foram atacados mesmo passando muito tempo, ainda temiam que essas revoltas ocorressem novamente. Essa revolta foi só o começo do que iria acontecer. 

Depois ocorreram outras revoltas depois dessa, ocorreu no ano de 1381, em que seus principais organizadores eram John Ball, Wat Tyler e Jack Straw. Essas revoltas se deram pelo fato de muitas pessoas que trabalhavam terem morrido e para que o rendimento do trabalho não diminuísse, os chamados senhores feudais, acabaram fazendo com que os poucos servos que tinham trabalhassem dobrado e tivessem mais horas de trabalho e pagassem dobrado os impostos “cobrindo” assim aqueles que morreram. 

Os camponeses revoltados e cansados de serem explorados acabaram fazendo entre si uma “união”, formando revolta por todo o lugar que passavam, invadiam castelos e mataram até alguns daqueles que os exploravam.

Como resultado das revoltas os senhores feudais acabaram organizando vários exércitos, para controlar os camponeses, mas não conseguiram por muito tempo, pois os camponeses revoltados estavam crescendo, e os senhores não tinham mais controle sobre eles, fazendo com que às explorações diminuíssem.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados