Colégio Web

Você sabe tudo sobre a Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial foi um episódio de destruição, que deixou muitas feridas profundas na sociedade. Saiba mais aqui!

Publicidade

A Segunda Grande Guerra é um assunto recorrente nas salas de aula, em escolas e universidades, sendo tema de discussões intrínsecas, complexas e polêmicas. Um episódio marcante na história da humanidade, que mudou o rumo como as pessoas se relacionam e que ditou o surgimento de novas tecnologias e indústrias no mundo inteiro.

A Segunda Guerra Mundial aconteceu no período entre 1939 e 1945. Seis anos de movimentação intensa em todas as regiões do mundo, mesmo os países que não participaram de forma mais efetiva dos combates tiveram algum grau de influência ou envolvimento com os acontecimentos.

Existem muito fatos e curiosidades que as pessoas desconhecem. Algumas de grande relevância, outras nem tanto, afinal de contas, um acontecimento que trespassa o mundo inteiro durante 6 anos é muito amplo para que se possa abrange-lo e compreende-lo sem maior profundidade, pesquisa e estudo.

As causas

Você sabe tudo sobre a segunda guerra mundial?

Nenhum acontecimento com tamanha magnitude acontece do nada. A Segunda Guerra é, sobretudo, uma consequência dos efeitos causados e vestígios deixados pela Primeira Guerra Mundial. Foram inúmeros os fatores que fizeram com que a guerra que começou mais forte na Europa se espalhasse para o restante do mundo.

Após o fim da Primeira Guerra foi acordado entre os países envolvidos no conflito o Tratado de Versalhes. Porém, alguns dos termos causaram problemas traumáticos para alguns países, como as complicações econômicas enfrentadas pela Alemanha, que sentiu fortemente a desvalorização consequente do tratado.

Nesse mesmo período, Hitler ascendia na Alemanha, em um governo que desrespeitava o Tratado de Versalhes e buscava a expansão, reconquista territorial e domínio de outros povos. Enquanto isso, na Itália, crescia o movimento fascista de Mussolini, e o Japão também nutria objetivos de expansão para territórios vizinhos.

Os três se uniram e formaram o Eixo, um acordo que focava a expansão por meios militares. E, como passo importante, os países investiram em industrialização de armamento e equipamento bélico.  Os combatentes do Eixo, foram os Aliados (Inglaterra, União Soviética, França e Estados Unidos).

Você sabe tudo sobre a segunda guerra mundial?

Acontecimentos importantes

Diversos acontecimentos ditaram a progressão da guerra, episódios destrutivos. Entre 1939 e 1941, houve muitas vitórias do Eixo, como a conquista de territórios líbios e Albânia, norte da França, Manchúria, Iugoslávia, Polônia, Noruega e Ucrânia, norte da África.

Um dos episódios marcantes e que ditaram a mudança dos ventos na guerra, foi o ataque à base militar americana Pearl Harbor, no Havaí, em 1941, por parte dos japoneses. Ato considerado como traição por americanos, que entraram de vez na guerra, ao lado dos aliados.

A partir desse episódio até 1945, o Eixo sofreu diversas derrotas até o fim da Segunda Grande Guerra. A mais sentida delas sofrida pelos alemães no inverno russo.

Em 1945 houve rendição italiana e alemã. O Japão foi o último país a assinar o acordo em que se rendiam, e sofreu o ataque mais destrutivo da guerra. Os americanos, ainda como retaliação por Pearl Harbor, despejaram as bombas atômicas Little Boy e Fat man, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, matando mais de 200 mil pessoas.

A Segunda Guerra Mundial foi um episódio de destruição, que deixou muitas feridas profundas na sociedade. Depois disso, foi criada a ONU, e começou a ser travada a Guerra Fria entre os soviéticos com o socialismo e os americanos com o capitalismo.

Se gostou de nosso texto, compartilhe com seus amigos e comente abaixo!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados