Colégio Web

Thomas Edison: o homem das 1.300 patentes

Publicidade

O Thomas Alva Edison, mais conhecido como Thomas Edison, foi um inventor, cientista e empresário americano que teve diversas invenções e contribuições para o desenvolvimento de várias ferramentas.

Thomas aperfeiçoou alguns aparelhos como o telefone, inventado por Antônio Meucci e com a máquina de escrever. Participou de projetos como os alimentos empacotados a vácuo, aparelho de raio-x e um sistema onde as construções se barateiam feita a base de concreto.

Edison é conhecido principalmente por sua contribuição para a lâmpada elétrica incandescente. Ele teve diversas participações em desenvolvimentos tecnológicos e científicos, e teve um grande papel na indústria do cinema. Thomas Edison inventou diversas utilidades e que usamos até hoje.

Lâmpada elétrica incandescente

A lâmpada elétrica incandescente foi uma das invenções mais conhecidas e úteis dele. A invenção foi um artigo simples, mas que causou um grande impacto na sociedade, independente de quantos modelos de lâmpadas existem hoje, a questão é, ela foi originada pela criação do cientista.

Thomas Edison homem das 1.300 patentes

Antes de Thomas, vários inventores tentaram criar um modelo parecido, mas Edison foi o único que conseguiu criar a lâmpada incandescente com um filamento de haste de carvão.

Câmera cinematográfica

As filmadoras cinematográficas também foram patenteadas pelo grande cientista Thomas Edison. Hoje, essas câmeras estão muito mais modernizadas do que na época em que foi criada, há diferentes funções para garantir a qualidade do material.

Ele inventou também uma tela para exibir as imagens que capturavam em sequência, e quando eram reproduzidas rapidamente, deixavam a impressão de movimento. Pode-se dizer que a ideia do Edison de imagens passadas rapidamente se transformando em movimento, são os filmes digitais de hoje, a ideia se manteve ao longo dos anos na indústria cinematográfica.

Embalagem a vácuo

Outra grande e de extrema importância que Thomas Edison criou foi à embalagem a vácuo, por volta de 1881. Ele criou um sistema de preservação de frutas com a tecnologia a vácuo para embalar esse e outros produtos.

Depois de séculos a ideia ainda se manteve e o sistema evoluiu com o passar dos anos, a embalagem a vácuo é encontrada facilmente em qualquer supermercado.

Pode ser embalados a vácuo, alimentos como carnes, legumes, café, frutas e entre outros itens. O sistema permite que os alimentos fiquem livres de germes e bactérias, além de assegurar a durabilidade e o sabor dos produtos.

Thomas Edison o homem das 1.300 patentes

Rodas de borracha

As rodas de borrachas que são itens básicos, também foram invenções de Thomas Edison. A roda, para alguns, é uma das invenções mais revolucionárias de todas as invenções humanas.

Nunca ninguém havia pensado em criado uma roda coberta de borracha, mas Edison pensou e registrou. Na época, os veículos usavam rodas de madeira sem nenhuma cobertura, e acabava causando sérios riscos a seguranças dos passageiros.

Como não era algo prático, Thomas teve essa brilhante ideia de revestir as rodas dos veículos, que antes eram de madeira, com borracha, o que foi o inicio para que os veículos fossem mais equipados.

Thomas Edison foi um grande inventor que além de ter criado todas essas invenções também inventou outras como a estrada de ferro eletromagnética, a bateria do carro elétrico e entre outras.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados