Colégio Web

Surgimento e origem do jornalismo

Publicidade

Com a sede pelo conhecimento e informação, o jornalismo atual é fruto de uma pesquisa antiga em busca de conteúdo, que leva histórias de um canto a outro do mundo através de diversos veículos de comunicação. Um trabalho que, atualmente, é voltado ao setor informativo, já foi um dia muito mais opinativo do que consegue ser no século XXI. Alicerçado por bases de opinião e diálogos críticos, sempre à serviço da sociedade e de sua liberdade, o jornalismo surge como instrumento de ataque à repressão e desinformação, se tornando uma ponte entre a história e a expansão da notícia.

Ainda não difundida da forma que é espelhada nos dias atuais, a notícia do início do jornalismo era mais uma crítica ou um comentário sobre a situação e o contexto político da época, deixando em evidencia que boa parte do conteúdo jornalístico produzido no início dos jornais não seria nem mesmo produzido por jornalistas, e sim por cidadãos políticos, literários, poetas e filósofos.

Os objetivos do jornal

Jornalismo Origem

O jornalismo em seu principio tinha como meta a conscientização sobre movimentos políticos, conflitos e informações de contexto, abordando temas do cotidiano numa visão mais aprofundada. Longe do formato que abrigam hoje e até da periodicidade que têm atualmente, os jornais eram produzidos a mão, por pessoas solitárias ou pequenos grupos com ideias similares, distribuídos por suas próprias comunidades ou pequenos círculos sociais.

Com o auxilio da expansão marítima e da revolução comercial, os jornais tomaram uma forma sólida e puderam ser levados para lugares mais distantes, alcançando o mais próximo que podemos considerar de um “público”.

No Brasil, o jornalismo se voltou em suas primeiras fases ao esclarecimento sobre a situação cafeeira, tratando-se de um meio de comunicação dedicado aos barões que buscavam informações sobre situação de plantio, economia, exportação, entre outros fatores.

Surgimento e origem do jornalismo

O jornalismo como é hoje

No formato que observamos atualmente, o jornalismo atravessou largas barreiras de conflitos em sua construção estrutural. Para falar de noticias e voltar-se ao público, o jornal acabou se transformando em produto, fundamentado a partir do trabalho incessante de equipes profissionais dedicadas àquela escrita.

Mesmo que no inicio se voltava apenas às elites, o jornal acabou se tornando um meio de crítica social útil ao debate do cidadão, servindo às necessidades do povo e às suas reivindicações.

Como representante da voz de uma sociedade, o jornalismo se consolidou como profissão apenas muito tempo depois, tomando o aspecto que assume hoje.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados