Colégio Web

Sucesso e fracasso do Lehman Brothers – Um dos maiores bancos da História

Publicidade

Muito conhecido do grande público por causa de eventos relacionados à crise econômica global ocorrida em 2008, o Lehman Brothers foi um banco de investimentos que também oferecia outros serviços financeiros que tinha sua sede em Nova York.

O banco entrou em concordata em 2008 devido à crise dos subprimes ocorrida nos Estados Unidos naquele ano, que trouxe muitos prejuízos à instituição, fazendo com que o Lehman Brothers acabou sendo vendido.

Portanto, vamos conhecer um pouco mais dessa história de sucesso e de fracasso do Lehman Brothers, que foi simplesmente um dos maiores bancos da História da humanidade.

Lehman Bros

O Lehman Brothers tinha como sua principal área de atuação o mercado de investimentos, atuando diretamente no ramo de investimentos de capital de venda em renda fixa, gestão de investimentos e negociação também.

O principal negociante que trabalhava com o Lehman Brothers era o Tesouro Americano, com atuação no mercado de valores imobiliários, o que mostrava ainda mais a importância da instituição.

A força do Lehman Brothers também ficava ainda mais evidente pela quantidade de filiais que apresentava, sendo que as principais eram as seguintes: Lehman Brothers Inc., Neuberger Berman Inc., Aurora Loan Services Inc., SIB Mortgage Corporation, Lehman Brothers Bank, FSB, Eagle Energy Partners, e o Grupo Crossroads.

Com escritórios espalhados pelo mundo todo, além da sede em Nova York, o Lehman Brothers, em seu auge, apresentou subsedes em Londres e em Tóquio.

Lehman Brothers

No dia 15 de setembro de 2008 o Lehman Brothers chocou o mercado financeiro e assustou a todos com o pedido de concordata por causa dos prejuízos acumulados em virtude da crise dos subprimes nos Estados Unidos.

Por ser um dos maiores bancos da História da humanidade, o Lehman Brothers era considerado praticamente invulnerável a qualquer tipo de crise, mas em 2008 essa crença se dissipou, e o banco acabou por encerrar suas atividades em pouco tempo.

A derrocada do Lehman Brothers acabou por assustar o mundo todo e todo o mercado financeiro mundial por causa do tamanho dessa falência, que até hoje é considerada a maior falência de toda a História dos Estados Unidos.

Quando o Lehman Brothers abriu concordata, trabalhavam nele mais de 10 mil funcionários, e no dia seguinte ao pedido de concordata, o banco britânico Barclays fez um anúncio de que iria adquirir o banco de investimento estadunidense, o que acabou se concretizando em 20 de setembro de 2008.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados