Colégio Web

Ser humano: dos Australopithecus ao Homo Sapiens

Publicidade

 

Quando paramos para falar sobre a evolução humana, do início do mundo até hoje, a imagem abaixo, ou alguma semelhante a ela, é a primeira que nos vem à mente, certo?

Ser Humano Evolução

Não é a toa que isso ocorre. Ela pode ser considerada um resumo visual de como a evolução ocorreu de milhões de anos atrás até os dias atuais. Vamos fazer um apanhado geral sobre algumas características dessas épocas e mostrar brevemente como a evolução ocorreu para chegarmos ao que conhecemos hoje pela configuração padrão do corpo humano.

Australopithecus

Com registros de mais de 3 milhões de anos, essa espécie antecedeu a que conhecemos hoje por homos, que evoluiu até chegarmos à configuração humana atual. Esse grupo era composto por animais que possuíam certa similaridade com o chimpanzé, porém com uma diferença relevante: já caminhavam apenas sobre duas pernas, não mais de quatro como os demais. Como a imagem mostra existe alguma semelhança com o homem de hoje, porém o cérebro da espécie era consideravelmente menor do que o que temos hoje. O que ocorreu de fato com ele com o passar dos anos é incerto, no entanto podemos dizer que foi base para a evolução seguinte: o homo habilis.

Homo Habilis

O nome dado a essa espécie está relacionado à habilidade característica dessa época. Com registro de vivência há aproximadamente 2 milhões de ano, o homo habilis era capaz de confeccionar e utilizar ferramentas no seu dia a dia. Ainda com algumas características dos australopithecus, o habilis marca o início da espécie homo e, a partir dele, é possível notar a evolução se aproximar da configuração atual que temos.

Homo Erectus

Espécie já extinta de hominídeo, seu registro gira em torno de 300 mil anos atrás, o que os coloca na época do Paleolítico Inferior. A exemplo da espécie anterior, eles também fabricavam ferramentas para uso próprio, sendo as dessa época confeccionadas com uso de pedra lascada. Outra característica forte da espécie envolve a grande possibilidade deles terem sido os responsáveis pela descoberta do fogo e a utilização dele para cozimento de alimentos. Com o cérebro um pouco maior e mais desenvolvido que a espécie anterior, ele sai de cena para dar lugar à espécie que antecede a atual: homo sapiens Neandertais.

Homo Sapiens Neandertais

Antecedendo o que temos hoje como figura humana, essa espécie habitou o planeta há aproximadamente 50 mil anos. Com cérebro de tamanho similar ao que temos hoje, o uso de mais ferramentas foi marcante na espécie e itens como machadinha, lança e faca passaram a fazer parte da rotina. Embora a semelhança seja grande com o homem atual, não é forte a hipótese que eles tenham sido eliminados pelo homo sapiens. O mais provável é que sua extinção esteja associada a fatores ligados à vantagem reprodutiva do homo sapiens, superando, assim, a população dos Neandertais, até que eles sumiram do planeta.

Ser humano Australopithecus Homo Sapiens

Homo Sapiens Sapiens

Com primeiro registro há aproximadamente 40 mil anos, o homo sapiens sapiens representa a figura humana que temos hoje. Ao longo dos anos já ocorreram evoluções que alteraram alguns itens na composição do corpo, até chegarmos ao que temos hoje de fato. A evolução é assim, uma constante mudança relacionada à adaptação do ambiente que se vive e da necessidade do momento, permitindo que exista sempre alguma espécie apta a habitar o mundo naquele instante e fazer história por anos a fio.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados