Colégio Web

A Revolução de 1930 e o início da Era Vargas

A Era Vargas iniciou-se em 1930 e permaneceu até 1945 – período que podemos dividir em fases: Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo.

Publicidade

Na verdade o termo revolução não foi usado de forma correta em 1930, pois não ocorreu uma revolução, mas sim um golpe como ficou conhecido na época – “o golpe de 1930”.

Em 1930, no Brasil, era época de eleições para presidência e esse era um momento de grande insatisfação e crise mundial.

A política do café com leite que estabelecia um acordo de interesses entre mineiros e paulistas estava abalada devido às novas eleições. De um lado, o partido PRM (Partido Republicano Mineiro) entendia que era a vez de um candidato do seu partido assumir a presidência, enquanto que a o Partido Republicano Paulista (PRP) apresentava o seu candidato, o político Julio Prestes, ao cargo de presidente. O partido PRM não aceita essa candidatura e forma uma nova aliança com os estados do Rio Grande do Sul e Paraíba. Dessa forma, estava formada a Aliança Liberal lançando seu candidato à presidência, o gaúcho Getúlio Vargas e para seu vice João Pessoa.

Golpe de 30

O candidato paulista, Julio Prestes, vence as eleições para presidência deixando insatisfeitos os políticos da Aliança Liberal que alegam fraude eleitoral, enquanto o vice do partido PRM, João Pessoa, é assassinado. Os simpatizantes com o governo de Getulio Vargas não perderam a oportunidade de culpar os opositores pelo assassinato.

Para agravar ainda mais a situação, a crise econômica se instala em todo o mundo e o café perde como produto de exportação, além de ser um produto interno vendido a um preço altíssimo. Nesse caso, era preciso renovar nossa economia com a exportação de novos produtos, e aprimorando o comercio interno com novos produtos e a industrialização.  A burguesia e a elite “os barões do café” ainda relutavam seus direitos.

Como os interesses sempre prevaleciam, desencadeia ama revolta militar incentivando a população ao golpe que estaria para acontecer. O governo atual perde a sua credibilidade assumindo Getulio Vargas na presidência. A partir desse momento, iniciasse a Era Vargas.

A Era Vargas

Revolução de 30

A Era Vargas iniciou-se em 1930 e permaneceu até 1945 – período de governo de quinze anos em que podemos dividi-lo em três fases: o Governo Provisório, o Governo Constitucional e o Estado Novo.

O presidente Getulio Vargas assume seu cargo tendo o apoio da classe média, dos trabalhadores, dos militares e políticos.  Iniciou o seu mandato com transformações, criando ministérios, valorizando a política do café com a criação do Conselho Nacional do Café e a Lei da sindicalização.  Seu objetivo era alterar a Constituição Brasileira. Os paulistas embora não aceitavam a alteração da Constituição, tiveram que se render com a aprovação da nova constituição, por esse motivo ocorreu a Revolução de 1934.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados