Colégio Web

Quem foram os Bolcheviques?

Publicidade

Muitas pessoas já se viram, no meio de uma discussão sobre política, diante de uma palavra curiosa, que nem sempre é usada com seu significado original, e que na maior parte das vezes é usada com ar mais pejorativo.

Esta palavra é Bolchevique, que tem ligação com a Rússia e com a União Soviética, e que vamos procurar explicar neste artigo, para que você possa entender de uma vez por todas o que ela significa e qual grupo está diretamente relacionado à ela.

O que é?

Antes de qualquer coisa, é importante saber que Bolchevique nada mais é do que uma palavra do idioma russo, que significa “majoritário”, que foi utilizada para designar os integrantes de uma importante facção do Partido Operário Social-Democrata Russo.

Esta importante facção, chamada de os Bolcheviques, era liderada por ninguém menos do que Vladimir Lênin, que viria a ser uma das figuras centrais da Revolução Russa e que teria papel decisivo na fundação da União Soviética.

Lênin

A disputa com os Mencheviques

Os Bolcheviques tiveram papel decisivo dentro do Partido Operário Social-Democrata Russo, mas tiveram rivais dentro da organização política, que eram conhecidos como os Mencheviques.

A disputa entre os Bolcheviques e os Mencheviques era retratada pelas lideranças destas duas facções, que eram, respectivamente, Vladimir Lênin e Julius Martov, que divergiam em torno da criação de um novo partido e sobre como ele deveria ser.

Os Bolcheviques e a Revolução Russa de 1917

Os Bolcheviques conseguiram chegar ao poder em 1917, com o sucesso da Revolução Russa de 1917, quando resolveram mudar o nome do partido para Partido Comunista de Toda a Rússia, que designaria os Bolcheviques em todo o país.

Depois disto, acabaram sendo conhecidos, depois da consolidação do movimento revolucionário russo, como Partido Comunista da União Soviética – PCUS, nome que ficou famoso no mundo inteiro.

Bolcheviques

A chamada Velha Guarda Bolchevique

Os Bolcheviques apresentavam diversas origens, sendo que os mais antigos membros do grupo eram conhecidos como a Velha Guarda Bolchevique, que era representada pelos membros pré-1917.

Deste modo, surgiu o termo Velho Bolchevista, para designar membros anteriores à Revolução Russa de 1917, sendo que a maior parte acabou sendo retirada do poder por conta dos expurgos da década de 1920.

A maior parte foi retirada por meio de julgamentos sumários, que levaram a sentenças de morte, muitas delas ocorrendo durante o governo de Stalin, que fez isto em grande parte por se sentir ameaçado, e usou como desculpa, acusações de traição à União Soviética.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados