Colégio Web

Quem foi Flávio Aécio?

Um dos mais famosos generais romanos, Flávio Aécio viveu entre os anos de 396 e 454 d. C., e foi sempre conhecido pela sua incrível bravura e destemor.

Flavius AetiusUm dos mais famosos generais romanos de todos os tempos, Flávio Aécio, ou simplesmente, Aécio, viveu entre os anos de 396 e 454 d. C., e foi sempre conhecido pela sua incrível bravura como guerreiro e pelo seu destemor como general.

Publicidade

Figura muito ligada à outra figura histórica, Átila, o Huno, Aécio é o centro das atenções desse singelo artigo que procura lançar luz sobre a figura histórica de um dos mais importantes ícones romanos, também chamado de “o último dos Romanos”.

Biografia de Flávio Aécio

Flávio Aécio nasceu na cidade romana de Durostoro, que fica bem onde se localiza atualmente a cidade de Silistra, que fica na atual Bulgária, que ficava na antiga província da Mésia.

Sua mãe era uma dama romana de nome Aurélia, e seu pai era o magister equitum (espécie de marechal da cavalaria) chamado Gaudêncio.

Em sua infância e juventude, Aécio acabou por ficar preso como refém do rei dos visigodos, Alarico I, e também de Riguila, que era líder dos hunos nessa época.

Esses dois fatos foram determinantes em sua vida e na formação de sua personalidade, já que lhe permitiram entender como poucos o funcionamento da mente dos dois povos, especialmente dos hunos.

Pois foi justamente por causa de seu entendimento único do modo de pensar e de ser dos hunos, que Aécio acabou por travar contra eles a campanha mais importante de sua brilhante carreira militar.

A vitória na batalha dos Campos Cataláunicos lhe rendeu a alcunha já citada de “o último dos Romanos”, e lhe conferiu prestigio inigualável, especialmente por se tratar de um homem de origem comum.

Campos Catalaunicos

Pois foi justamente sua grande capacidade no campo de batalha que lhe rendeu o respeito e o prestígio que permitiu que fosse nomeado Cônsul em três oportunidades, o que mostra a sua importância.

E as suas origens comuns foram debeladas no ano de 433, quando recebeu o título honorifico de patrício, o que lhe tornou uma figura mais importante dentro da sociedade romana da época.

Pois toda a popularidade conquistada pelas vitorias nos campos de batalha acabaram por tornar Aécio um alvo de suspeitas por parte do imperador Valentiniano III, que, com receio de que ele fosse tentar conspirar para tomar o trono, mandou que ele fosse assassinado no ano de 454.

Com isso, se colocou fim a uma carreira brilhante e impar dentro da história do Império Romano.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados